22/06/2012
Atualizada: 22/06/2012 00:00:00
21/06/2012 13h04
Eles seguravam cruzes, gritavam palavras de ordem e carregavam um caixão com a foto do governador
Thiago Gomes
Gritando palavras de ordem e exibindo faixas onde cobram mais segurança e empenho do poder público para a Educação, dezenas de estudantes do campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcharam, no começo da tarde desta quinta-feira (21), pelas principais ruas do centro de Maceió. O trânsito ficou complicado na Rua João Pessoa, antiga Rua do Sol.
A intenção dos alunos era caminhar rumo ao Palácio República dos Palmares, sede do governo Estadual, onde pretendiam fazer um ato público e tentar uma audiência com o governador Teotonio Vilela Filho.
Utilizando um carro de som, alguns universitários repetiam que o governador tinha dinheiro para executar outras tarefas no Estado, mas não disponibilizada os recursos adequados para a Educação. Eles reclamavam do impasse gerado após reeducandos em fuga do presídio Desembargador Luiz Oliveira Sousa invadirem as salas de aulas do campus, situado ao lado da penitenciária. Desde então, as aulas foram suspensas.
manifestantes usaram panelas e apitos para chamar atenção (Foto: João Victor Acioly)
Além das críticas, os estudantes da Ufal Arapiraca fizeram apitaço e panelaço e tentavam chamar a atenção da sociedade com a tampa de um caixão que carregavam com a foto colada do governador Teotonio Vilela Filho. Eles diziam que gostariam de sepultar o chefe do Executivo. Todos vestiam preto e seguravam uma cruz.
Um cruz feita por velas pretas foi ‘acesa‘ na pista (Foto: João Victor Acioly)
O professor Márcio Aurélio, um dos que integravam o grupo de manifestantes, informou que foi comunicado por um representante do Palácio que uma reunião foi agendada pelo governador para esta sexta-feira, a partir das 16h.