Siga nosso canal

28/06/2012
Atualizada: 28/06/2012 00:00:00


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 28/06/2012

A reunião dos segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN com o Governo do Estado, representado pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Álber Nóbrega, realizada na manhã desta quinta-feira, 28, foi produtiva, segundo o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato. Na ocasião, foi construída uma proposta para os servidores da Universidade.

A proposta apresentada consiste no reajuste salarial de 8,5% em 2012, 9% em 2013 e 10% em 2014 para os professores e servidores técnico-administrativos da Uern. “A reunião foi produtiva, já que conseguimos avançar em alguns pontos. O governo se comprometeu em redigir a proposta e enviar formalmente às categorias até às 9h de amanhã, horário anterior ao que a categoria docente irá se reunir e avaliar a proposição”, explica o professor Flaubert Torquato.

Ainda segundo o presidente da Associação dos Docentres da Uern - Aduern, o Governo assegurou que irá enviar o projeto de lei, caso a proposta seja aceita pelas categorias, para a Assembleia Legislativa, que deverá ser convocada em caráter extraordinário, já que o recesso foi iniciado na casa. De acordo com Flaubert, o governo se comprometeu ainda a não condicionar os reajustes citados a nenhum mecanismo fiscal, o que garantirá o cumprimento efetivo do acordo.

A categoria docente irá se reunir em Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira (29) para avaliar a proposta do Governo do Estado. A Assembleia será realizada na sede da Aduern em Mossoró, às 10h.

Carta de apoio
Na manhã desta quinta-feira (28) os segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizaram o “Encontro com Autoridades”. Os representantes das entidades elaboraram uma Carta de Apoio à Instituição, como uma forma de solidariedade e apoio à luta em defesa da Universidade. O documento será entregue, através de uma comissão, à governadora Rosalba Ciarlini.

Participaram da reunião os representantes das seguintes entidades: Maçonaria, Sindicato das Escolas Particulares de Mossoró, Colégio Diocesano de Santa Luzia, Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), Sindicato dos Empregados do Comércio (Secom), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Adufersa, Movimento Espírita de Mossoró, Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil – (OAB/Seccional Mossoró), Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai), Intersindical, Sinasefe, Diocese de Mossoró, Grito dos Excluídos, Associação dos Ministros Evangélicos de Mossoró (Amem), Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest), Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Nas falas dos presentes ficou evidenciado o reconhecimento da importância da Uern para o crescimento do Rio Grande do Norte. As entidades também reforçaram que desejam a solução do impasse e que a reivindicação dos segmentos da Universidade é justa. Na reunião também foi colocada a questão do Orçamento da instituição, que tem passado por drásticos cortes. Na ocasião, foi reforçada a necessidade da Autonomia Financeira para a Uern.

Além da Carta de Apoio à Uern, os presentes ainda deliberaram a realização de mobilizações conjuntas das entidades para o engajamento da sociedade nas lutas em defesa da educação pública.


Fonte: Aduern

Fonte: Andes/SN

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail