02/07/2012
Atualizada: 02/07/2012 00:00:00
Está marcado para segunda-feira (9), às 10h, no Tribunal de Justiça, o encontro entre o governador Teotonio Vilela e representantes do Judiciário, do Legislativo e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a assinatura do termo de compromisso em que o Governo do Estado garante a construção de um novo presídio, num prazo de sete meses; a transferência dos detentos do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza e a doação do prédio à universidade.
Outras medidas foram propostas pelo governador para resolver o problema de insegurança no campus da Ufal de Arapiraca, durante o período de construção da obra, como a aquisição imediata de câmeras de monitoramento para fortalecer a segurança no presídio, colocação de viatura policial durante o horário de aulas para aumentar a vigilância no campus e instalação de cerca navalhada entre o presídio e o campus. A comunidade acadêmica decidiu, porém, não voltar às atividades no campus enquanto o presídio não estiver desativado.
A decisão foi tomada pelos docentes, servidores técnico-administrativos e alunos da instituição, em reunião que contou com a presença do reitor Eurico Lôbo, da vice-reitora Raquel Rocha, membros da administração central da instituição e do presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Antonio Passos Lima, na quinta-feira (28), em Arapiraca. .
“É compreensível a decisão tomada pelos companheiros, pois medidas atenuantes não estavam entre as solicitações feitas, até por que não há condição de se voltar ao trabalho diante do clima de medo e insegurança que se instalou com a fuga de detentos”, disse o presidente da Adufal.
Segundo Passos, por enquanto as atividades estão paralisadas por conta da greve deflagrada em 17 de maio, mas quando a greve terminar o pessoal não quer ficar sem aulas. “Para isso, ficou acertado que a reitoria vai alugar imóveis onde os cursos possam funcionar tão logo a greve seja encerrada e enquanto o presídio estiver sendo construído”, informa.
Outra sugestão dos participantes da reunião é que seja formada uma comissão com representantes dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, dos três segmentos da comunidade universitária, da Adufal e da reitoria para acompanhar o cumprimento do acordo formalizado com o governo.
Segurança máxima - De acordo com informações da Agência Alagoas, o novo presídio será construído na cidade de Craíbas, - município que fica a
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E – A L 679
Tels,; 82 8822 4230 e 82 3241 1880
Fonte: ASCOM/ADUFAL