Siga nosso canal

08/08/2012
Atualizada: 08/08/2012 00:00:00


 

Em audiência com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Eurico Lôbo, nesta terça-feira (7), diretores da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) e membros do Comando Local de Greve (CLG) ratificaram a decisão dos professores por continuar a greve, intensificar a mobilização e pressionar o governo a reabrir as negociações. 

 

Os professores externaram sua insatisfação com a atitude do governo em firmar acordo com o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) que representa apenas sete das 59 universidades federais existentes no país e dar por encerrada as negociações com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica.(Sinasefe) e o Sindicato Nacional do Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN). Este, representante de 52 universidades federais. 

 

“Precisamos intensificar a greve, buscando alternativas para pressionar o governo a reabrir as negociações com os sindicatos que representam a esmagadora maioria da categoria docente”, disse o diretor da Adufal, professor Aílton Galvão.

 

Para o professor Marcio Barboza, presidente em exercício da Adufal, o governo age de forma antidemocrática, não atendendo às reivindicações da categoria docente e dando por encerrado o processo de negociação com um sindicato que representa apenas sete universidades, deixando de lado os demais sindicatos presentes à mesa de negociação.

 

“Não pretendemos acabar com a mobilização. Pelo contrário, agora iremos intensificar mais ainda o movimento grevista. O Proifes não nos representa!”, afirmou Marcio Barboza ao pedir que o reitor da Ufal leve à Brasília o posicionamento do CLG em prosseguir as negociações com o governo.

 

Em todo o país, professores deliberaram pela continuidade da greve em assembleias gerais da categoria e repudiaram a decisão do governo em firmar o pseudo-acordo.

 

Pauta local – Protocolado na reitoria, durante a greve, o Dossiê da Pauta Local de reivindicações foi outro assunto tratado durante a audiência. O professor Eurico Lôbo sugeriu realizar encontros semanais com a entidade representativa dos docentes e o professor Marcio Barboza apontou a necessidade de que nessas reuniões fossem discutidos item por item as questões constantes no Dossiê/Ufal.

 

Presentes – Também estiveram presentes à audiência os diretores da Adufal Irailde Correia e Francisco Pereira de Sousa; os integrantes do CLG Ciro Bezerra e Amaro Monteiro Carvalho Fillho; a vice-reitora Raquel Rocha e os pró-reitores Valmir Pedrosa, Simone Meneghetti , Sílvia Carleal e Amauri Barros.

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E – AL  679

Tels.: 82 8822 4230 e 82 3241 1880

Fonte: ASCOM/ADUFAL

Anexos

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail