23/08/2012
Atualizada: 23/08/2012 00:00:00
Os docentes das Universidades Estaduais do Paraná conseguiram uma grande vitória. Após pressionarem o governo estadual, inclusive com a deflagração de greve na semana passada, o projeto de lei com o reajuste de 31,73% que já havia sido acordado entre a categoria e o governo foi sancionado pelo governador Beto Richa nesta quarta-feira (22).
Segundo comunicado do Comando Estadual de Greve (CEG) o reajuste “será realizado em quatro parcelas anuais de 7,14%, independentemente das recomposições salariais normais do funcionalismo estadual”.
O texto informa ainda que “o governador Beto Richa afirmou que ‘este reajuste foi um compromisso de governo assumido com as universidades estaduais e com os professores e está cumprido’. Disse ainda, segundo a Agência de Notícias do Estado, que ‘o estado atendeu integralmente ao pleito dos professores e sindicatos e espera que o indicativo de greve da categoria seja suspenso’.”
Para o Comando, a declaração é “o reconhecimento de que esta conquista se deve ao movimento coordenado pelos Sindicatos de Docentes da UEM (Sesduem), da UEPG (Sinduepg), da Unioeste (Adunioeste) e da Unicentro (Adunicentro)”.
“A aprovação, sanção e publicação do Projeto de Lei é resultado do movimento docente realizado na UEM, UEPG, Unicentro e Unioeste. Saímos vitoriosos desta luta, com a certeza de que a organização coletiva mostrou-se fundamental para superar todos os obstáculos colocados à nossa frente!”, avaliam os docentes no comunicado.
Os Sindicatos de Docentes da Unioeste (ADUNIOESTE), UEM (SESDUEM), UEPG (SINDUEPG) e Unicentro (ADUNICENTRO) realizarão Assembleias dos Docentes.
Leia aqui a íntegra do Comunicado.
Saiba mais sobre a greve nas Estaduais do Paraná.