Depois do fim da greve dos professores, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou, neste sábado (1º), o calendário de reposição de aulas para os 40 mil alunos.
As atividades do primeiro semestre serão retomadas no dia 10 de setembro. Ao todo, serão cinco semanas de aula, inclusive aos sábados. De segunda à sexta-feira, a carga horária vai aumentar: vão ser 2 horas a mais por dia. De acordo com a universidade, o segundo semestre vai começar em outubro, mas ainda não há uma data definida.
Os professores da UFRJ decidiram pelo fim da greve, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (31), no campus do Fundão, na Ilha do Governador. De acordo com a Associação dos Docentes da UFRJ, as aulas vão ser retomadas no dia 10 de setembro. Esta foi considerada a maior greve na instituição nos últimos dez anos. As atividades estavam paralisadas desde 22 de maio.
Greve na UFF
Na noite de quinta-feira (30), professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) votaram e decidiram permanecer em greve. Os servidores técnicos-administrativos da universidade optaram por terminar a paralisação e voltarão a trabalhar na segunda-feira (3).
A UFF e mais outras 51 universidades federais no Brasil são representadas pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Os professores enviaram ao governo uma contraproposta nacional onde abrem mão do piso salarial de 5% para 4% do montante remuneratório.