21/09/2012
Atualizada: 21/09/2012 00:00:00
Comunidade de Arapiraca decide só voltar às aulas após implantação das medidas de segurança
Com 134 favoráveis, 77 contra e duas abstenções, os professores, alunos e servidores técnico-administrativos da sede do Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca decidiram continuar a paralisação e só retomar as aulas quando as medidas de segurança do Campus estiverem totalmente implantadas. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20), em reunião realizada no ginásio da Escola Quintela Cavalcanti, em Arapiraca.
Intermediada pelo presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Antonio Passos, a reunião contou a presença do reitor da Ufal, professor Eurico Lôbo, do diretor geral do Campus Arapiraca, professor Márcio Aurélio Lins dos Santos, da diretora acadêmica, Eliane Cavalcanti e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
As discussões giraram em torno dos itens constantes no Termo de Compromisso que, assinado no dia 14 pelo Governo do Estado e a Reitoria da Ufal, com chancela dos poderes Judiciário e Legislativo e do Ministério Público Estadual, registra medidas para garantir a segurança no campus da universidade daquele município que funciona vizinho ao Presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza.
Propostas encaminhadas - Foram encaminhadas à mesa duas propostas: uma pela volta às aulas a partir da credibilidade do Termo de Compromisso assinado pelo Governo do Estado e a Reitoria da Ufal e outra pelo retorno das atividades no Campus somente quando as medidas forem concretizadas.
O reitor Eurico Lôbo propôs a volta às atividades acadêmicas a partir das medidas constantes no termo firmado com governo do Estado. “Há meses, todos estamos em busca de soluções para resolver o problema de insegurança no campus e esse termo de compromisso traz garantias para que as medidas sejam tomadas. Agora, temos o compromisso público das principais autoridades constituídas do Estado”, observou.
Segundo ele, algumas medidas do Termo já estão sendo efetivadas. “Vamos acompanhar e cobrar a implantação das medidas garantidas no documento”, assumiu. Afora essas medidas, ele assegurou que Ufal está construindo um muro de
“Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para garantir o retorno às aulas”, disse o reitor se comprometendo a dar apoio direto a comunidade, com a instalação da reitoria no Campus Arapiraca, por dois ou três dias por semana, assim que as aulas sejam retomadas.
Com a apresentação de um documento elaborado por 29 professores, a professora Thaisa Sampaio, do curso de Arquitetura de Arapiraca expôs a proposta de modificações e aditivos a sete dos nove itens do Termo de Compromisso e a inclusão de um décimo item: “garantir o caráter transitório do muro que está sendo construído no Campus Arapiraca, a fim de que seja demolido após a remoção dos detentos, para possibilitar de forma planejada a expansão do espaço universitário”.
Assinado por 68 pessoas, o documento complementou a proposta vencedora que, defendida pelos professores Márcio Aurélio Lins dos Santos e Eliana Cavalcanti, respectivamente diretor geral e diretora acadêmica da Ufal, foi entregue ao reitor com pedido de providências. (Veja na íntegra o Termo de Cmpromisso e documento dos professores do Campus Arapiraca, no final deste texto)
Voto paritário - A fim de se estabelecer igualdade entre os distintos segmentos da comunidade acadêmica a votação foi realizada de forma paritária. Foram favoráveis à proposta vencedora 41 professores, 82 alunos e 11 técnicos administrativos. Perdedora, a proposta de voltar às aulas no dia 1º de outubro contou com os votos de 22 professores, 51 estudantes e quatro técnicos.
As folhas de presença registram a assinatura de 279 participantes, sendo 175 alunos, 75 professores e 29 técnico-administrativos. A reunião teve início às 10h e foi concluída às 14h20.
Presentes à reunião – A reunião foi acompanhada por integrantes da gestão central como a vice-reitora, Raquel Rocha, o pró-reitor estudantil, professor Pedro Nelson Bonfim Gomes Ribeiro; pró-reitor de Gestão Institucional, professor Valmir de Albuquerque Pedrosa; pró-reitor de Extensão, professor Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra; pró-reitor de Graduação, professor Amauri da Silva Barros.
Por membros da diretoria da Adufal, como o vice-presidente, professor Marcio Barboza, o primeiro secretário, professor Francisco Pereira de Souza e o diretor financeiro, professor Ailton Galvão. Também acompanharam a reunião a coordenadora do Curso de Direito, professora Elaine Pimentel; a diretora da Faculdade de Letras, professora Eliane Barbosa e o professor Afonso Espíndola, do curso de Agronomia, do Campus A. C. Simões.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E – A L 679
Tels.: 82 8822-4230 e 82 3241 1880