Depois de algumas ponderações, foi aprovado, pelo Conselho Universitário, o novo calendário acadêmico de 2012, para a conclusão das atividades após quatro meses de greve. A proposta apresentada pelo professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação, visou garantir os cem dias letivos em cada semestre, além das provas finais, e os recessos de final de ano e as férias.
As aulas já foram retomados no dia 18 de setembro, logo após a audiência com o reitor, definida na assembléia dos professores como condição para a retomada das atividades nos campi da Ufal em Maceió e no Sertão. Em Arapiraca, as atividades permanecem suspensas por decisão da comunidade acadêmica, que reivindica mais segurança.
Para completar os 29 dias letivos restantes e concluir o primeiro semestre de 2012, as aulas vão até 28 de outubro, incluindo o período de reavaliação, de 18 a 24 de outubro, e as provas finais, de 25 a 27 de outubro. As matrículas do segundo semestre serão realizadas de 3 a 7 de novembro, para o fluxo padrão, e de 8 a 10 de novembro para o fluxo individual.
O segundo semestre de 2012 começa no dia 12 de novembro. Haverá recesso de 23 de dezembro de 2012 até 7 de janeiro de 2013. Os 67 dias letivos restantes para o ano letivo de 2012 vão de 8 de janeiro até 1º de abril de 2013. O período de provas finais sera de 2 a 4 de abril de 2013. A previsão é que o ano letivo de 2013 comece no dia 15 de abril. "Com isso, a projeção é que o calendário seja normalizado, encerrando o ano letivo dentro do ano em curso, em março de 2014", explicou o pró-reitor de graduação.
Enade
Uma das preocupações durante a elaboração do novo calendário acadêmico foi permitir a conclusão do ano letivo em tempo hábil para que os estudantes participem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que em 2013 vai avaliar os cursos da área de saúde. "Essa é uma condição para que os alunos se graduem e participem de seleções de mestrado ou outras atividades que exigem a conclusão do curso", ressaltou Amauri Barros.
Revisão
Outra questão levantada pelo representante do Diretório Central dos Estudantes, Lucas de Barros, foi a de que o Consuni recomende aos professores que realizem um período de revisão dos conteúdos. "Em alguns cursos, como Matemática, Engenharia Química e Comunicação Social, soubemos que as aulas foram retomadas já com provas e trabalhos para a nota na primeira semana. Depois de tanto tempo sem aula, os estudantes estão sem ritmo para enfrentar avaliações", criticou o estudante.
O reitor Eurico Lôbo e a vice-reitora, Rachel Rocha, responderam ao questionamento do estudante e consideraram que uma recomendação feita pelos diretores de unidades acadêmicas será o suficiente para que os professores suspendam as atividades que valem nota, por enquanto, revendo os conteúdos de antes da greve para retomar a programação curricular.
Ajustes
O calendário acadêmico da sede do campus Sertão, em Delmiro Gouveia, terá algumas diferenças em relação ao de Maceió. "Como os professores do sertão já tinham cumprindo 75% da carga horária do primeiro semestre, antes da deflagração da greve, eles vão concluir o período no dia 22 de dezembro, vão realizar as provas finais no período do recesso natalino, e iniciam o segundo semestre no dia 14 de janeiro", explicou o pró-reitor de graduação.