27/09/2012
Atualizada: 27/09/2012 00:00:00
PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
GEOGRAFIA - GEOLOGIA
Enquanto o geógrafo irá analisar os fenômenos que ocorrem na Terra, o geólogo vai se aprofundar, literalmente, no estudo da crosta terrestre.
No curso de geografia, os aspectos terrestres e relativos ao clima e à vegetação serão estudados com mais ênfase. Também poderá estudar matérias relacionadas à geografia no âmbito político. O profissional formado nesse curso poderá fazer a licenciatura e atuar como professor. Já na graduação em geologia, os minerais, a topografia dos terrenos e o estudo de fósseis ganharão mais destaque. O campo de trabalho poderá ser tanto acadêmico quanto em empresas de mineração ou de petróleo, como a Petrobras.
ARQUIVOLOGIA - BIBLIOTECONOMIA
A biblioteconomia cuida da organização e da administração de sistemas de informação. O bibliotecário gerencia e organiza dados, processa e dissemina informações em bibliotecas, centros de documentação histórica, ONGs, centros de memória e empresas.
Já o curso de arquivologia, que mistura formação humanista e técnica, irá preparar profissionais para organizar, avaliar, identificar e preservar documentos dos mais diversos tipos, como papéis, fotografias, filmes, mídias eletrônicas ou bancos de dados digitais. A diferença para o bibliotecário é que o arquivologista não irá lidar somente com as documentações históricas e memoriais.
CIÊNCIAS ATUARIAIS - CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O cientista atuarial cuida, nas empresas, de valores de seguro, pagamento de prêmios, planos de previdência e pensões. Já o cientista contábil administra a área financeira, controlando gastos, compras e vendas feitas pela empresa. Pode também realizar trabalhos para pessoas físicas.
Na formação, o cientista atuarial recebe noções não apenas de matemática e de estatística mas também de direito, já que lida diretamente com a legislação trabalhista.
EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE/CIÊNCIAS DO ESPORTE
Educação física é um curso que visa unir saúde e educação. Forma profissionais conscientes dos benefícios do exercício físico à qualidade de vida. A graduação em esporte (também conhecida como ciências do esporte), por sua vez, capacita para trabalhar com atividades envolvendo os esportes em todos os seus níveis e tipos de organização. Tem aulas voltadas à gestão esportiva, que não constam na educação física. No mercado profissional, podem trabalhar em conjunto em ONGs que promovam esporte, ligas, clubes e associações.
O educador físico se aprofunda na área do ensino, enquanto o profissional de ciências do esporte pode se dedicar à gestão e marketing esportivos.
PSICOPEDAGOGIA - PSICOLOGIA - PEDAGOGIA
O psicopedagogo é o profissional responsável por ajudar pessoas de todas as idades a lidarem com problemas de aprendizagem e de absorção de conteúdo. A psicopedagogia trabalha em duas frentes: a clínica, feita em consultórios, e a institucional, em escolas, por exemplo. O campo corresponde à interação entre a psicologia e a pedagogia: estuda os problemas psicológicos que dificultam o sucesso dos métodos de aprendizado da pedagogia. O psicólogo e o pedagogo também podem atuar na área, mas o psicopedagogo recebe formação específica e aprofundada sobre o tema.
JORNALISMO- RELAÇÕES PÚBLICAS - PRODUÇÃO EDITORIAL
O jornalista é capacitado para coletar, investigar, redigir, editar e publicar notícias e fatos jornalísticos. Também pode trabalhar no setor de comunicação de empresas e de instituições públicas como assessor de imprensa, relacionando-se com outros jornalistas de veículos de comunicação. Já o relações-públicas cuida da comunicação interna e externa de instituições das esferas pública e privada. Diferentemente do assessor de imprensa, relaciona-se com funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
Os produtores editoriais trabalham com editoração e publicação de obras impressas e digitais. O profissional atua na coordenação da edição de livros, revistas, catálogos, websites, entre outras plataformas.
Apesar de o jornalista também ser responsável por edição nos diversos veículos, o produtor editorial tem conhecimentos específicos de coordenação editorial, tamanho de letras, tipo de papel, tiragem e distribuição de publicação.
CIÊNCIAS SOCIAS - SERVIÇO SOCIAL
A graduação em ciências sociais é composta por três grandes áreas: antropologia, ciência política e sociologia. O objeto de estudo do curso são as relações sociais, incluindo seus aspectos políticos e culturais. Alguns dos temas abordados pelas ciências sociais são as relações de trabalho, as religiões e o Estado.
O cientista social pode atuar especialmente no setor público e em institutos de pesquisa, além de poder lecionar no ensino superior, médio e fundamental. Também é bastante comum que os estudantes sigam a carreira acadêmica após a graduação.
Já serviço social forma profissionais aptos a formular, implementar e avaliar políticas sociais para garantir o bem-estar da sociedade, em áreas como habitação, saúde e previdência social. As principais áreas de atuação do assistente social são o setor público, ONGs e empresas. Para poder exercer a profissão, o assistente social depende de registro nos conselhos regionais da categoria.
QUÍMICA - ENGENHARIA QUÍMICA
O principal objeto de estudo da graduação em química é a matéria, com foco em suas propriedades e possibilidades de transformação. O curso forma profissionais aptos a trabalhar em pesquisa e desenvolvimento, tanto no meio acadêmico quanto na indústria.
No setor produtivo, o químico pode trabalhar na criação de materiais e produtos, além de estar apto a realizar análises e outros tipos de teste para controle de qualidade. Além disso, o profissional (desde que tenha cursado a licenciatura) poderá também dar aulas nos ensinos fundamental e médio.
Já o engenheiro químico cuida especificamente do desenvolvimento de equipamentos e processos químicos para a produção e transformação de matéria em escala industrial.
Em muitos casos, os dois profissionais trabalham lado a lado. Ambos podem atuar não só na indústria de produtos químicos industriais mas também na de plásticos, cosméticos, alimentos, combustíveis, tintas etc.. A área ambiental, especialmente a de tratamento de resíduos, também tem crescido nos últimos anos.
TURISMO - HOTELARIA
O curso de turismo tem como foco principal o planejamento turístico, por exemplo, em organizações de passeios e de eventos, enquanto o de hotelaria prioriza os serviços prestados ao viajante ou ao hóspede, visando seu bem-estar, como limpeza, recepção e alimentação.
Um turismólogo tem espaço na área hoteleira, mas não no gerenciamento direto da hospedagem, e sim no planejamento e venda de pacotes de viagens, ou mesmo quando o cliente necessitar de conhecimentos específicos em relação ao ambiente, à geografia ou sobre a cultura regional do local que irá visitar.
ENGENHARIA FLORESTAL - ENGENHARIA AMBIENTAL
Ambas as engenharias estão envolvidas com questões ligadas à preservação dos recursos naturais e das condições ambientais. O engenheiro florestal trabalha com a exploração sustentável dos recursos tanto de florestas nativas quanto das reflorestadas, como madeira, resinas e óleos. Pode trabalhar na fiscalização de empresas que fazem uso desses recursos e também na prevenção de catástrofes naturais.
Já o engenheiro ambiental foca sua atuação na parte sanitária das questões ambientais, como o tratamento da água e dos solos e o controle dos resíduos depositados na natureza, por exemplo, sistemas industriais de esgoto e resíduos químicos.