Siga nosso canal

02/10/2012
Atualizada: 02/10/2012 00:00:00


 

Campus de universidade em Alagoas

 

 

está fechado por falta de segurança

 

Em abril, 15 homens fugiram do presídio que fica bem ao lado do campus. A diretoria da universidade alega que esta foi a 13ª fuga desde 2006.

Estudantes da Universidade Federal e Alagoas estão há seis meses sem aulas. O campus da cidade de Arapiraca está fechado por falta de segurança para os alunos, professores e funcionários.

No campus da Universidade Federal de Alagoas, corredores vazios. Há seis meses, as salas de aula estão sem alunos ou professores.

No dia 2 de abril, 15 homens fugiram do presídio que fica bem ao lado do campus. Câmeras de segurança registraram o momento em que os fugitivos entraram na universidade. Um estudante também gravou com um celular a troca de tiros entre os bandidos e a polícia.

“Coincidiu com corre-corre, com pessoas tremendo. Deveria ser um ambiente de tranquilidade para todos”, afirma o técnico de laboratório Sivaldo Soares Paulino.

“Há cinco meses que não garantia por parte do estado quando se fala presídio e universidade. Somos o único campus no Brasil inteiro, campus federal interiorizado, que está parado por falta de segurança”, lamenta Márcio Aurélio Lins dos Santos, diretor-geral da UFAL de Arapiraca.

A diretoria da universidade alega que esta foi a 13ª fuga desde 2006, quando campus foi implantado. Enquanto em todo o país as federais discutem a reformulação do calendário de volta às aulas, em Arapiraca, a paralisação que começou um mês e meio antes da greve nacional não tem prazo para acabar enquanto não forem tomadas medidas que garantam a segurança dos alunos e dos professores.

Um muro mais alto começou a ser erguido nos fundos da UFAL para dificultar as fugas. O governador de Alagoas assinou um termo em que se compromete a adotar medidas para garantir a segurança no campus.

“A gente sente que o prejuízo acadêmico é muito grande. A gente gostaria de voltar o quanto antes, mas sem as condições necessárias que garantam a nossa segurança, a gente vê isso como uma situação completamente irreal”, lamenta o estudante Laudemmy Layon Silva.

Fonte: g1.globo.com

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail