Siga nosso canal

11/10/2012
Atualizada: 11/10/2012 00:00:00


ducação 07h00, 11 de Outubro de 2012

Maceió será representada na Olimpíada de Língua Portuguesa

Secom Maceió

Os alunos da Escola Municipal Gerusa Costa, localizada no bairro do Jacintinho, Patrick Felipe Gouveia, 13 anos; Ana Carolina Cavalcante, 13 anos; Daziele Rodrigues da Silva, 11 anos; e Samielly Lourenço da Silva, 10 anos foram selecionados para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa na categoria poema, após serem classificados na etapa municipal.

Com o tema, ‘O lugar onde eu moro’, os quatro alunos fizeram um poema em forma de cordel com 15 estrofes e três rimas, contando a história do bairro do Jacintinho. O poema, que demorou quatro dias para ser concluído, fala sobre problemas e soluções para um dos bairros mais populosos da cidade.

Rimas como: “o sítio do seu jacinto / como era conhecido / tornou-se para os pobres / o recanto preferido / para quem chegava por lá / era logo escolhido”, fazem parte do poema.

Nesta quarta-feira (10), eles receberam, na escola onde estudam, o secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro, e sua chefe de gabinete, Josefa Conceição. Durante a visita, eles fizeram uma apresentação do poema e receberam os parabéns do secretário. “Muito bonito esse trabalho realizado aqui. Confesso que aprendi muito sobre o Jacintinho. Todos vocês, os professores e a direção da escola estão de parabéns”, disse o secretário.

Para Daziele Rodrigues, que estuda pela manhã, participar do projeto foi muito gratificante. “Vínhamos todos os dias no período da tarde e passávamos várias horas juntando as frases e fazendo as rimas”.

Já Ana Carolina, ressaltou a importância de trabalhar com um tema que ela vivencia diariamente. “Fizemos um poema com um tema relacionado com o nosso dia a dia. Tudo isso foi bom porque despertou em mim uma grande criatividade”, disse.

De acordo com a diretora da escola, Maria de Jesus Leal, trabalhos pedagógicos como este são elaborados dentro de critérios que levam em consideração o ensino e a participação de todo o grupo. “Os alunos são constantemente levados a participar de outras ações extraclasse. Com isso, há uma integração maior entre eles", comenta.

Poema de cordel é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola há três anos e tem à frente o professor Paulo Roberto Ferreira que, na época, apresentou a ideia aos alunos. Ele explica que a literatura de cordel é um poema popular, com assuntos que são vividos diariamente pelos alunos. “Este tipo de literatura apresenta vários aspectos interessantes e dignos de destaque como, por exemplo, a de funcionar como divulgadora da arte do cotidiano e das tradições populares”, informa.

Durante a apresentação estavam presentes ainda, a professora dos alunos, Marinalva Lopes, a vice-diretora, Adelaide Balbino, e a coordenadora pedagógica, Araci Batista.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País.

A olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Cenpec.

O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: reportagem, texto de opinião e poesia.

Fonte: Secom Maceió

Fonte: Alagoas 24 Horas

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail