24/10/2012
Atualizada: 24/10/2012 00:00:00
Da Redação
O Senado inovou neste ano na campanha de divulgação do projeto “Jovem Senador – Concurso de Redação 2012”, com o uso da técnica conhecida como stop motion. Empregada por diretores do mundo inteiro, a técnica se baseia no uso de sequências de fotografias quase idênticas, com mínimas mudanças das pessoas ou objetos, para criar uma ilusão de movimento.
Para o trabalho, realizado pela Secretaria de Projetos Especiais (Supres), foram feitas mais de 1800 fotos em 11 semanas, com envolvimento de cerca de 20 pessoas, entre estagiários, terceirizados, modelos voluntários e servidores de diversas áreas da Secretaria Especial de Comunicação Social.
Os vídeos, que têm o objetivo de estimular a participação dos estudantes da rede pública no concurso, estão sendo exibidos em todo o país, por meio dos veículos próprios ou de parcerias privadas e governamentais. Toda a produção foi feita com recursos do Senado, ou seja, sem custos adicionais à administração pública.
O registro do making of do vídeo, com bastidores da realização, e outras campanhas institucionais estão disponíveis no YouTube.
Jovem Senador
O projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado integram o programa Senado Jovem, que tem o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado.
O tema da quinta edição do Concurso de Redação de 2012 é “Meu município, meu Brasil”. São convidados a participar todos os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos. As inscrições seguem até o próximo dia 31.
Os 27 finalistas no Concurso de Redação – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para participar do projeto Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, durante três dias, em Brasília, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do país.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)