A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nesta sexta-feira (26) o edital de acesso aos cursos de graduação para 2013. No total, serão oferecidas 9.231 vagas que serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos dois semestres do próximo ano. Por isso, para concorrer às vagas é imprescindível que o candidato participe do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
Os candidatos de cursos como arquitetura, música e desenho industrial terão de fazer o Teste de Habilidade Específica (THE), além do Enem. São 857 vagas.
Do total das vagas, 30% serão ocupadas na modalidade ação afirmativa em atendimento à lei de cotas. Serão oferecidas 2.811 vagas para alunos egressos do ensino médio de escolas públicas. Destas, 50% será destinada a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
A UFRJ também divulgou qual peso dará às diferentes provas do Enem, de acordo com o curso escolhido pelo candidato (veja no link do edital no alto desta reportagem). A prova de redação terá peso 3 para todos, o que significa que os participantes terão de tirar no mínimo 300 para seguir na disputa por uma vaga. Nas demais provas, de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas, os pesos variam de 1 a 4, de acordo com o curso escolhido.