29/10/2012
Atualizada: 29/10/2012 00:00:00
Adufal trata pauta local de reivindicações
e outras demandas da categoria com reitor da Ufal
Diretores da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (26), com o reitor da Ufal, professor Eurico Lôbo, para tratar da pauta local de reivindicações da categoria e de questões relativas a demandas como o fortalecimento da infraestrutura da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e a necessidade de que o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) destine um tratamento mais humanizado aos docentes, especialmente, aos aposentados.
Como forma de sanar dúvidas sobre possíveis distorções, motivos de reclamações da categoria, os professores também solicitaram ao diretor adjunto do DAP, Thiago Felipe Soares da Silva, presente à reunião, informações sobre a metodologia utilizada para calcular o pagamento de vantagens advindas do ganho de causas judiciais, como por exemplo, as URPs (Unidade de Referência de Preços), mecanismo de correção salarial criado pelo Plano Bresser (1987) para repor perdas inflacionárias.
Para tratar desse assunto e outras demandas como reclamações sobre revisão de remuneração dos aposentados e pensionistas que, para os participantes da reunião, possivelmente não requeiram a busca de outras instâncias e possam ser resolvidos administrativamente, ficou acordada uma reunião, em data a ser definida, com o DPA, órgão subordinado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho que responde por todas as matérias relacionadas com a administração de pessoal da Universidade Federal de Alagoas.
“Solicitamos esclarecimentos do DAP sobre os encaminhamentos que vêm sendo dado a determinadas questões como as vantagens deferidas por sentença judicial transitada em julgado e apresentamos a proposta de que a CPPD seja reestruturada e passe a ter um atendimento mais célere e acessível aos docentes”, expôs o presidente da Adufal, professor Antonio Passos.
Para tratar das reivindicações constantes no Dossiê da Pauta Local ficou definida uma agenda. Para novembro, estão previstas duas reuniões dos representantes dos docentes com o reitor Eurico Lôbo: no dia 9, o tema a ser tratado será infraestrutura e expansão e no dia 23, as discussões vão girar em torno de uma proposta de redistribuição da carga horária e da qualificação docente.
“A ideia é que as reuniões sejam realizadas quinzenalmente de maneira a que as questões constantes no Dossiê/Ufal sejam discutidas item por item”, disse Antonio Passos.
Dossiê - Construído a partir de relatórios parciais elaborados pelo coletivo de professores dos campi da instituição e aprovado em assembleia da categoria, realizada em agosto, durante a recente greve dos docentes, o Dossiê da Pauta Local de Reivindicações expõe problemas de diversas ordens que atingem as instâncias de ensino, pesquisa, extensão e gestão como uma espécie de raios-X da realidade acadêmica vivida pelos professores, alunos e servidores técnico-administrativos da instituição.
Presentes - Também participaram da reunião com o reitor Eurico Lôbo, o vice-presidente da Adufal, professor Marcio Barboza e a professora Maria Aparecida Batista de Oliveira, da diretoria cultural. Da base da categoria esteve presente o professor Afonso Marinho.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E – A L 679
Tels.: 82 8822 4230 - 82 3241 1880