O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, disse na noite desse domingo (4), em Brasília, que o índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 foi de 27,9%. Segundo ele, cerca de 4.175.000 de inscritos fizeram as provas. Segundo dados divulgados pelo Inep, cerca de 1,5 milhão de candidatos que fizeram a inscrição não apareceram para fazer as provas. No total, o Enem 2012 teve 5,7 milhões de inscritos.
Os Estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice registraram-se Piauí, Santa Catarina e Alagoas, onde 21.364 candidatos não compareceram para realizar as provas, o que representa 22,65% do número total. No ano passado, o índice de abstenção média havia sido de 26,4% e, em 2010, 28%.
Nesse domingo, o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió, foi tomado por candidatos que tentavam administrar a ansiedade. Segundo os estudantes Larissa Karen, de 15 anos, e Roberto Silva, 17, as provas estavam mais fáceis que as aplicadas no dia anterior.
“A prova estava boa e as questões bem elaboradas”, disse Larissa Karen, que também aprovou o tema da redação, ‘Movimento imigratório para o Brasil no século 21‘.
Os gabaritos serão divulgados quarta-feira (7), nos portais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC. Já os resultados individuais serão divulgados a partir do dia 28 de dezembro.
Após os dois dias de prova, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço positivo do exame, destacando não ter havido o registro de incidentes mais graves.