Siga nosso canal

07/11/2012
Atualizada: 07/11/2012 00:00:00


Servidores da educação protestam em frente ao Palácio e ameaçam greve

Com um carro de som, os manifestantes bloquearam a Rua Cincinato Pinto e montaram uma tenda em frente à sede do Poder Executivo.

Vanessa Alencar e Railton Teixeira
Alagoas24horas
Maria Consuelo, presidente do Sinteal
Maria Consuelo, presidente do Sinteal

Os servidores da rede estadual da educação realizaram uma paralisação de advertência na tarde desta quarta-feira, 8, e um protesto em frente ao Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, com o objetivo de cobrar do Governo do Estado a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria.

Com um carro de som, os manifestantes bloquearam a Rua Cincinato Pinto e montaram uma tenda em frente à sede do Poder Executivo, onde aguardam uma proposta concreta para a categoria, que vem discutindo a implantação do Plano desde abril passado com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEEE).

“Depois da assembleia realizada em outubro, apresentamos uma contraproposta dividindo o PCCS nos níveis magistério, que seria pago a partir de janeiro de 2013 sem retroativo, e administrativo, pago no ano que vem retroativo aos meses de maio a dezembro de 2012”, explicou Maria Consuelo Correia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal).

Ainda segundo ela, a categoria discorda da ideia do secretário de Educação, Adriano Soares de implantar um PCCS único. “Isso levaria muito tempo, talvez em 2014 ainda não estivesse implantado”, frisou.

De acordo com a presidente, a categoria aguardou até a manhã de hoje uma resposta de Soares para, então, decretar a paralisação de advertência. Nesta quinta-feira, 8, os servidores voltam ao trabalho e, caso o Governo não acene com um acordo até a próxima segunda-feira, 12, a categoria pode decretar greve por tempo indeterminado.

Em outubro deste ano, os servidores da educação já haviam realizado paralisações de advertência, após se reunirem em assembleia no Clube Fênix, na Praia da Avenida. Na ocasião, eles seguiram em caminhada até o Centro de Conversões e Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, onde protestaram contra a reunião que acontecia no local entre o secretário Adriano Soares e os diretores das unidades escolares.

Equipes do BPTRAn estão em frente ao Palácio para tentar organizar o trânsito na região.

Fonte: Alagoas 24 Horas

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail