Siga nosso canal

08/11/2012
Atualizada: 08/11/2012 00:00:00


Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 08/11/2012

Docentes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) estão em greve há mais de um mês na defesa por melhores condições de trabalho. “Para os professores, a questão não é salarial”, afirma Reinaldo Sousa, diretor do sindicato da categoria e professor do Campus União dos Palmares. O que falta, segundo ele, é custeio e estrutura. “A universidade estadual dispõe de apenas R$ 205 mil mensais para custear todos os seis polos. Esse valor não é nem o que se gasta com um único curso na federal
(Ufal)”, destaca ele.

A sede da Uneal fica em Arapiraca, no interior do estado, mas como forma de dar visibilidade às reivindicações, os docentes e técnico-administrativos, que estão em greve há mais de dois meses, realizaram uma manifestação em Maceió, capital do Estado. Participaram do ato, trabalhadores da Uneal de Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios e União dos Palmares. Depois da manifestação, em frente à sede do governo, os manifestantes foram à Assembleia Legislativa pedir o apoio dos parlamentares.

A Uneal tem, atualmente, cerca de 6 mil estudantes matriculados em 15 cursos, nos seis campi. Desses, apenas têm sede própria os campi de São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. Os campi de Maceió, Arapiraca e União dos Palmares funcionam em estruturas precárias, cedidas pelo Estado ou municípios.

Wellington Chaves, professor do Campus Santana do Ipanema e atualmente respondendo pela pró-reitoria da universidade, destaca, também, a enorme carência de professores como um dos fatores que mais tem prejudicado os alunos e o funcionamento da escola. Segundo ele, a Uneal tem 199 professores efetivos e uma carência imediata de 290, incluindo os cursos de pós-graduação. Só em União dos Palmares, segundo ele,  25 disciplinas estão sem professor.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sinduneal, os docentes também reivindicam a implementação da dedicação exclusiva e a progressão por tempo de serviço.

A Secretaria de Gestão Pública (Segesp) ficou de receber nesta quinta-feira (8) os representantes sindicais dos docentes e dos técnicos. Para avaliar essa reunião e o ato realizada na terça-feira, o Sinduneal convocou assembleia para esta quinta-feira à noite.

Com informações do Sinduneal e do site Gazeta do Alagoas.
Foto do Sinduneal

 


Fonte: ANDES-SN

Fonte: Andes SN por Sinduneal e do site Gazeta do Alagoas

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail