14/11/2012
Atualizada: 14/11/2012 00:00:00
Atividades culturais, seminários e debates serão realizados nos dias 19 e 30 de novembro
Texto: Bárbara Pacheco
Cerca de 42 alunos da Escola Estadual Prof.ª Giovana Ataíde Cavalcante Cabral participarão, nos próximos dias 19 e 30, de atividades de intercâmbio cultural entre a unidade de ensino alagoana e a Escola Estadual Prof.ª Simoa Gomes, localizada em Garanhuns, Pernambuco. O projeto será desenvolvido em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e compreende debates, pesquisas bibliográficas, produção textual, apresentações culturais e palestras.
No dia 19 de novembro, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e estudantes alagoanos apresentarão, na sede da escola pernambucana, alguns projetos desenvolvidos especialmente para a ocasião, como musicais, dança de rua, dança afro, exposições e um seminário sobre Zumbi dos Palmares.
Já no dia 30 deste mês será a vez de os alunos da Escola Prof.ª Simoa Gomes apresentarem os projetos culturais na abertura dos Jogos Internos da unidade de ensino alagoana. A ocasião também contará com show da Banda Fanfarra e outras atrações artísticas.
De acordo com projeto encaminhado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), a visita da unidade de ensino de Garanhuns inclui viagem de estudo, prevista para 14 de novembro, ao espaço onde funcionou o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, área rural de União dos Palmares.
Para o diretor da Escola Estadual Prof.ª Giovana Ataíde Cavalcante Cabral, José Francisco de Lima, “a ação é uma oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos na educação de outro Estado, além de possibilitar uma rica troca de experiências, de forma interdisciplinar, entre os estudantes, o que contribui para a melhoria do aprendizado”.