27/11/2012
Atualizada: 27/11/2012 00:00:00
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SNEm mais um ato público contra a privatização dos Hospitais Universitários Presidente Dutra e Materno-Infantil pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), representantes de diversas entidades sindicais e movimentos sociais realizaram panfletagem na manhão desta segunda-feira (26) para informar a população usuária dos serviços dos hospitais universitários da UFMA sobre as nefastas da implantação da Ebserh para comunidade acadêmica, trabalhadores e usuários.
Participaram da atividade, junto com docentes da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA – Seção Sindical do ANDES-SN), representantes dos sindicatos SINTSPREV/MA, SINTRAJUFE-MA, de centrais sindicais, movimentos populares, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Serviço Social-MA, Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL), servidores públicos federais e alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Ao receberem panfletos e informações sobre a empresa, os usuários manifestavam indignação com a ameaça de privatização dos HUUFMA. Alguns sugeriram que os panfletos indicassem como acessar o endereço eletrônico do abaixo-assinado “Manifesto Contra a Ebserh” da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, o que será providenciado para as próximas ações.
As entidades participantes programaram reunião para avaliação do ato e planejamento de outras atividades para a próxima segunda-feira (3/12).
Na sexta-feira (30), a APRUMA-SS participará do dto pelo dia mundial de luta contra a AIDS, no qual aproveitará para informar a população sobre a Ebserh.
*Com edição do ANDES-SN