Siga nosso canal

29/11/2012
Atualizada: 29/11/2012 00:00:00


Tutores do Programa Formação pela Escola vão participar de reunião nesta sexta-feira

Encontro vai analisar atuação dos tutores ao longo do ano e planejar novas ações para 2013

por Assessoria

Assessoria SEE

Tutores do Programa Formação pela Escola vão participar de reunião nesta sexta-feira

Os tutores municipais do Programa Formação pela Escola participarão, nesta sexta-feira (30), de uma reunião de avaliação e monitoramento no auditório da Escola Estadual José Correia Titara. O encontro, programado para as 9h, vai avaliar a atuação dos tutores ao longo de 2012 e planejar novas ações para o próximo ano.

Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, criado com o propósito de contribuir com a atuação das pessoas envolvidas com a execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O objetivo é estimular toda a comunidade escolar e contribuir ainda mais com a qualidade na educação pública. Cada município recebe um tutor responsável por capacitar diretores escolares, professores, técnicos pedagógicos, conselheiros escolares, funcionários públicos e qualquer cidadão interessado em participar do controle, gestão e aplicação de recursos públicos destinados à educação.

Para a realização das capacitações, o FNDE disponibiliza a plataforma do curso a distância, com seis módulos de 40 horas. Os tutores municipais receberão uma formação que, além das aulas a distância, contará com aulas presenciais. Em seguida, a mesma formação será realizada com a comunidade escolar.

Atualmente, quase cem por cento dos municípios alagoanos contam com a atuação de tutores. De acordo com a gerente de Formação Inicial e Continuada da Secretaria de Estado da Educação, Tereza Neuma Barbosa, as reuniões de formação e avaliação são realizadas a cada dois meses. O monitoramento dos trabalhos e atendimento aos tutores é realizado diariamente pelos multiplicadores designados pela pasta.

“É determinante que as avaliações e o monitoramento sejam feitos com uma frequência considerável. São estratégias que vêm para fortalecer a atuação de todos que atuam no programa, melhorando os serviços ofertados e contribuindo para elevar a qualidade da educação”, analisa a gerente.

Fonte: Cada Minuto por Ascom SEED

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail