Siga nosso canal

01/12/2012
Atualizada: 01/12/2012 00:00:00


Data: 29/11/2012


Os ataques à Seguridade Social serão o foco do XII Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN, que começa nesta sexta-feira (30), na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Até domingo (2/12), os participantes irão debater temas como a contra-reforma da Previdência, a criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

"O ANDES-SN vem buscando aprofundar as questões relativas à aposentadoria e alertar os professores sobre os riscos inerentes. O mesmo acontece em relação à Ebserh. A partir das reflexões que faremos no XVII Encontro de Assuntos de Aposentadoria, poderemos traçar estratégias de ação para o enfrentamento de conjuntura tão adversa aos servidores públicos, em especial aos professores do ensino público", avalia o professor Almir Meneses Filho, 2º Tesoureiro do ANDES-SN e membro da comissão organizadora do evento.

O diretor do ANDES-SN ressalta a importância de ampla participação dos docentes no debate, uma vez que medidas como a Funpresp-Exe atacam o direito não só dos novos ingressantes no serviço público, mas também daqueles que já estão na ativa, caso venham a optar pela adesão ao mesmo. "Prevemos uma forte pressão do governo sobre os servidores para que isso aconteça", alerta Meneses Filho.

A abertura do evento contará com a participação da presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, e de Rubens Luiz Rodrigues, 1º vice-presidente da Regional Leste, além de representantes das entidades convidadas: Sinasefe, Sindprevs, Unafisco, Fasubra, Sindlegis, Mosap e CSP-Conlutas, Fenasps, Anfip.

Mesas
A Reforma da Previdência e a perda de direitos na aposentadoria serão abordadas na primeira mesa do encontro, no sábado (1/12), pelo 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch. “È preciso fazer um resgate dos ataques já feitos à Previdência para entendermos o processo que está em curso e os riscos que ora se apresentam aos direitos dos trabalhadores”, observa.

No período da tarde as professoras Sara Granemann (UFRJ) e Maria Dirlene Trindade Marques (UFMG) falaram sobre os desdobramentos da implantação do Funpresp para os Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais.

À noite, o presidente do Instituto Mosap – Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas -, Edison Haubert falara sobre a Proposta de Emenda Constitucional 555/2005 e seus desdobramentos.

No domingo (2/12), a professora Cláudia March (UFF) e a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni Pereira, participam da mesa sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a privatização dos Hospitais Universitários. 

Após o debate, serão feitos os encaminhamentos do XVII Encontro.


Fonte: ANDES-SN

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail