19/12/2012
Atualizada: 19/12/2012 00:00:00
GTCA debate democratização da comunicação e aponta direção para luta em 2013
Os participantes da reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do ANDES-SN tiveram a oportunidade de debater, durante o primeiro dia do encontro diferentes aspectos da comunicação. Na tarde de sábado (15), dirigentes e jornalistas das Seções Sindicais e do Sindicato Nacional assistiram às palestras de Chico Sant’Anna, que abordou o tema Mídia das Fontes, e Beto Almeida, que falou sobre a democratização da comunicação e fez um panorama de como a questão se desenvolve em diferentes países da América Latina.
A realização de debates de formação é uma pratica da coordenação do GTCA para que os dirigentes sindicais e os jornalistas das seções sindicais e do Sindicato Nacional possam acumular conhecimento e formular estratégias em áreas de atuação no ANDES-SN, no campo da Comunicação.No domingo, os membros do GTCA aprofundaram a discussão sobre as demais questões em pauta como o posicionamento em relação ao Marco Regulatório de Comunicação, a implementação do Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN e os desafios para próximo ano.
Ao final, formularam propostas que serão encaminhadas à diretoria nacional como sugestões para compor o plano de lutas do Sindicato Nacional no campo da Comunicação em 2013, que será votado durante do 32º Congresso do ANDES-SN, em março.
Debates
O jornalista e documentarista Chico Sant’Anna apresentou aos participantes o trabalho realizado em sua tese de doutorado “Mídia das Fontes”, na qual aborda a nova estratégia de comunicação, desenvolvida por instituições, onde a fonte das notícias passam a produzir suas próprias mídias, para falar diretamente à opinião pública, sem a intermediação dos veículos da mídia tradicional.
Segundo Sant’Anna, esse processo, no qual o ANDES-SN e as Seções Sindicais estão inseridos com seus veículos próprios de informação, representa um novo patamar na democratização da comunicação e a possibilidade levar ao público externo a perspectiva de mundo das entidades.
“A mídia das fontes não é só para divulgar o que as entidades fazem, mas também o olhar delas sobre o que está sendo acontecendo no mundo. Além disso, possibilita gerar informação para as pessoas que não se identificam com a pauta da mídia tradicional”, ressaltou.
Beto Almeida, também jornalista e diretor da Telesur, trouxe o debate da democratização da comunicação e as ações que vem sendo tomadas nesse sentido em diversos países da América Latina. Ele citou como exemplo países como a Venezuela, Cuba, Nicarágua e Bolívia, livres do analfabetismo e onde se proliferam iniciativas de jornalismo público.
Para ele, a discussão da comunicação e o enfrentamento entre jornalismo público e privado estão atrelados à luta de classes.
“É preciso democratizar os meios e acabar com os monopólios. Não pode haver democracia plena, se hoje os veículos de comunicação são instrumentos de desestabilização, a serviço do imperialismo norte-americano”, completou Almeida, reforçando a necessidade de uma divisão igualitária, a exemplo da Argentina, do espectro eletromagnético entre empresários, Estado e movimentos sociais.“A comunicação, tal como outros elementos como Educação e Saúde, não pode ser privada, essa é uma questão ideológica básica”, ressaltou.
Encaminhamentos
Em relação à implementação do Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN, foi considerado pelos participantes da reunião que houve um avanço significativo em relação ao desenvolvimento do repositório, que servirá como espaço para concentração, consulta e distribuição dos materiais jornalísticos produzidos pelo Sindicato Nacional e Seções Sindicais.
Foi definido encaminhar para a diretoria a orientação de realização, no próximo ano, do 3º Encontro Nacional de Comunicação do ANDES-SN, precedido de encontros regionais. Os participantes sugerem que, durante o evento nacional, seja realizada uma oficina sobre o uso do repositório.
Além disso, os presentes apontaram também pontos sobre os quais o Sindicato Nacional pode atuar em 2013 para integrar e fortalecer a luta pela democratização da comunicação no Brasil.
- Confira aqui o relatório da última reunião do GTCA