Siga nosso canal

04/01/2013
Atualizada: 04/01/2013 00:00:00


 

 
Com design moderno, os prédios vão ser a sede do novo curso de Medicina no interior de Alagoas
 
02 de Janeiro de 2013
 
Projeto do Eixo Saúde em Arapiraca ganha forma

Arquitetas da Divisão de Projetos da Sinfra

Manuella Soares - jornalista

 

O projeto para construção do local onde vai abrigar o novo curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, no Campus Arapiraca, está em fase de últimos ajustes. A ideia já foi apresentada à comissão do Plano Diretor do Campus, que aprovou o conceito de integração criado pelas arquitetas da Divisão de Projetos (Sinfra) da Ufal e foi denominado de Eixo Saúde.

 

A moderna estrutura será composta por dois prédios, interligados por uma passarela, formando a proposta de um complexo. Um dos blocos será a sede administrativa do curso de graduação, acomodando os técnicos e os professores com espaços amplos e bem planejados. O outro prédio será todo destinado aos espaços de atividades práticas acadêmicas e 13 laboratórios, entre eles, os de anatomia, microbiologia e fisiologia.

 

Depois de definido o terreno, as arquitetas realizaram uma pesquisa no local para traçar o programa de necessidades. De acordo com Marlise Carvalho, diretora da Dip, o objetivo foi pensar num prédio funcional, respeitando a concepção de inclusão. “O projeto privilegia a integração de todos e visa a garantia de acessibilidade através de rampas confortáveis, rotas acessíveis e elevador”, explica.

 

A Superintendência de Infraestrutura planeja, num segundo momento, elaborar um projeto para um bloco de salas de aula, mas enquanto a ideia não é concretizada, os novos alunos de Medicina vão dividir o espaço da teoria com os outros cursos de Arapiraca. A obra tem previsão para ficar pronta até 2015, quando o curso de Medicina abrirá a turma pioneira no projeto de interiorização da universidade.

 

Mas até lá, uma grande equipe trabalha para viabilizar a obra. Após concluir o projeto arquitetônico dos prédios, no final de janeiro, a próxima etapa é encaminhar para o setor de Divisão de Acompanhamento de Obras e Serviços da Engenharia (Daose/Sinfra). A partir daí serão definidos os custos da execução e, iniciar o processo de licitação. A construtora vencedora fará toda a parte de engenharia.

 

A Dip

 

Todas as demandas de construção autorizadas pela Reitoria e pela Superintendência de Infraestrutura da Ufal passam pela Divisão de Projetos, que conta com uma equipe formadas por cinco arquitetas, dois desenhistas e três bolsistas do curso de Arquitetura. Desde a elaboração de simples layouts até grandes reformas, a Dip desenvolve os projetos arquitetônicos sem ônus para os setores da universidade que precisarem de auxílio técnico.

 

“Estamos trabalhando para fazer o melhor e garantir uma estrutura de qualidade para a Ufal”, comentou a arquiteta Daisy Damásio. Além da dedicação no projeto do Eixo Saúde de Arapiraca, o setor está desenvolvendo os projetos de acessibilidade externa do Campus A.C. Simões; o Centro de Artes; a Farmácia Escola; e o Conjunto de diretrizes de desenho para o Código de Obras que vai normatizar todos os projetos da Ufal.

 

Na Dip, todas as arquitetas (Marlise Carvalho; Daisy Damásio; Vanine Borges; Cynthia Fortes; e Marecelle Pais), são graduadas pela Ufal e estão encaminhadas no mestrado e doutorado para agregar a qualidade do serviço desempenhado no setor. “Estamos retornando à universidade o que aprendemos aqui, enquanto estudantes”, ressaltou Vanine Borges.

 

 
Imagens
Fonte: Ascom Ufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail