04/01/2013
Atualizada: 04/01/2013 00:00:00
Educação 17h41, 03 de Janeiro de 2013
A matrícula informatizada será realizada no período de 07 a 13 de janeiro.
Danielle Silva
Pais de alunos da rede estadual de ensino devem ficar atentos para o início da pré-matrícula online referente ao ano letivo de 2013. Segundo portaria da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE), a matrícula informatizada será realizada no período de 07 a 13 de janeiro, através do site (www.matriculaonline.al.gov.br) e é válida para alunos novatos de escolas de 10 municípios alagoanos.
Vale ressaltar que são considerados novatos alunos que estudavam em outra rede de ensino (particular federal ou municipal); que desejam mudar de escola; que tenham desistido de estudar e agora pretendem reingresso ou quem nunca estudou.
A portaria especifica que a pré-matrícula é válida para alunos do 1º ao 6º ano; da 1ª série do Ensino Médio; do Ensino Fundamental na modalidade EJA (noturno e diurno); Ensino Fundamental de 1º a 6º ano do turno noturno e 1º período do Ensino Médio na modalidade EJA. E também destaca que esses alunos devem pertencer a escolas estaduais dos seguintes municípios: Maceió, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Pão de Açúcar, Porto Calvo e Delmiro Gouveia.
No momento de efetuar a matrícula o aluno terá a opção de escolher três escolas que deseja estudar, sendo duas próximas à sua residência e uma mais distante. Alunos especiais deverão especificar sua necessidade, que deverá ser comprovada. Este aluno considerado especial terá prioridade na escolha da escola mais próxima à sua residência.
Após efetuar a pré-matrícula, o aluno ou pai de aluno deverá acompanhar o resultado no período de 24 a 30 de janeiro para saber o local onde foi feita a alocação do aluno e a data para realização da matrícula. Depois disto, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola indicada para confirmar a matrícula, com a documentação exigida, no período de 28 a 30 de janeiro.
Em entrevista à Rádio Gazeta AM, o coordenador de matrículas da rede estadual de ensino, Arthur Ferreira, esclareceu que os alunos que vão continuar na mesma escola e não se enquadram nos requisitos acima citados não precisam efetuar a matrícula online. “Há casos de alunos que não terminaram o ano letivo de 2012, mas desejam mudar de escola. Esses alunos também precisam efetuar a pré-matrícula”, destacou.
A previsão da SEE é que algumas escolas antecipem o ano letivo para o dia 04 e outras para o dia 18 de fevereiro. As demais – escolas que tiveram o ano letivo atrasado pelas reformas - deverão começar o ano em março.
No ato da matrícula, o responsável legal ou o estudante, quando maior de idade, deve apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
a) Certidão de Nascimento/Casamento ou Carteira de Identidade, CPF do aluno, se possuir, original e cópia.
b) Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade de ensino em que estudou, constando a série a qual o aluno está habilitado. O original ficará na escola;
c) Original e cópia da Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos;
d) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
e) Original e cópia do comprovante de residência atualizado;
f) 01 foto 3x4;
g) Carteira de vacinação atualizada, para os alunos do 1º ao 5º ano;
h) Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes concluintes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.