Siga nosso canal

07/01/2013
Atualizada: 07/01/2013 00:00:00


4/01/2013 - 16h03m

Conselho Estadual de Educação normatiza certificação de conclusão do Ensino Médio com notas do Enem

 

Recebem certificado candidatos com, no mínimo, 18 anos de idade que conseguiram superar as notas mínimas nas provas das áreas de conhecimento e na redação.

Texto: Tayana Moura

Por meio da Resolução nº 17/2012, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (4), o Conselho Estadual de Educação normatizou a Certificação de Conclusão de Ensino Médio e a Declaração de Proficiência com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem receber o certificado aqueles candidatos com, no mínimo, 18 anos de idade que, no ato da inscrição do Exame, optaram por receber a Certificação e que conseguiram superar as notas mínimas nas provas das áreas de conhecimento e na redação.


De acordo com o técnico da Diretoria de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Estado da Educação, Rubens Lima, a previsão é de que, no próximo dia 14 de janeiro, seja disponibilizado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),o banco de dados com a lista de candidatos que obtiveram as notas mínimas exigidas.


“O certificado deve ser solicitado na Gerência de Orientação, Normatização e Inspeção Escolar da SEE. O interessado deve preencher um requerimento e anexar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, boletim individual do Enem e o histórico de conclusão do Ensino Fundamental”, instrui Rubens. “O prazo para a expedição do documento é de até 15 dias”, explica.


Estará apto a requerer a certificação o candidato que obteve nota mínima de 450 ponto em cada área de conhecimento e 500 pontos na prova de redação. A Declaração de Proficiência pode ser emitida para aqueles que não obtiveram a pontuação exigida em uma das provas, mas que desejam comprovar o êxito nas demais áreas.


Sisu e ProUni - O candidato aprovado que solicitou a Certificação também poderá utilizar a nota no Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Em substituição aos vestibulares tradicionais, o Sisu utiliza a nota do aluno obtida no exame para o ingresso em instituições públicas de Ensino Superior. No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).


Em 2012, o Exame Nacional do Ensino Médio foi realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o Brasil, com a participação de mais de 5.700 candidatos. Em Alagoas, cerca de 88 mil estudantes das rede pública e privada realizaram o Exame.

Mais informações sobre a Certificação ou a Declaração de Proficiência podem ser obtidas através do telefone (82) 3325-1251.

Fonte: Ascom SEE

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail