Siga nosso canal

17/01/2013
Atualizada: 17/01/2013 00:00:00


16/01/2013 - 12h55m

 

 

Processo de matrícula foi online e disponibilizado na capital e, pela primeira vez, para o interior do Estado

Vinte mil alunos realizaram a pré-matrícula na rede estadual

Pais procuraram o auxílio para a realização da pré-matrícula no Cepa

Texto: Kassia Nobre 

Fotos: Valdir Rocha

O sistema de matrícula online registou o total de 20 mil alunos pré-matriculados na rede pública estadual para o ano letivo de 2013. Alunos, pais ou responsáveis tiveram até a meia noite desta terça-feira (16) para realizarem a inscrição pela internet. Este ano, o processo contemplou, além da capital, os municípios do interior do Estado e superou a expectativa no número de inscritos para as 35 mil vagas disponíveis para os 1° e 6º anos do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, além da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Conforme o diretor de Apoio da Gestão Escolar da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), Artur Ferreira, algumas escolas se destacaram no número de inscritos. Como as pré-matrículas realizadas nas instituições Rubens Canuto, no Benedito Bentes; Theonilo Gama, no Jacintinho;  Romeu de Avelar, no Tabuleiro do Martins e Geraldo Melo, no Graciliano Ramos. Além de algumas escolas pertencentes às 3ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), na região de Palmeira dos Índios e Piranhas . 

“A grande procura é resultado de melhorias realizadas nestas escolas como, por exemplo, a reforma em suas unidades. Mesmo com o grande número de alunos pré-matriculados, a  Secretaria de Educação garantirá a vaga de todos nestas escolas ou nas outras instituições escolhidas pelos estudantes no ato da pré-matrícula”, afirma.    

A Secretaria de Educação monitorou, através de relatórios, o andamento do processo online. Os números de inscrições foram separados por instituição de ensino e de acordo com as opções de escolas escolhidas pelos alunos no ato da pré-matrícula (1ª, 2ª e 3ª). 

Para o secretário estadual da Educação e do Esporte (SEE), Adriano Soares, a realização da pré-matrícula online é uma ação da Secretaria de Educação que garantiu o acesso dos alunos à rede pública estadual. “Este ano, como prometemos, levamos para o interior  este serviço para os estudantes. Esta ação representa o nosso trabalho para mudar o quadro ainda negativo da educação do Estado. Além da matrícula online, a previsão é que até março, todas as escolas estejam conectadas, possibilitando aos alunos e aos professores o acesso à internet”,ressalta. 

Além das atividades de modernização da rede estadual, as ações da Secretaria de Educação estão voltadas para garantir a conclusão das reformas de 19 escolas que ainda não foram finalizadas e o início do projeto de reforma das instituições de ensino que não foram atendidas na primeira etapa. “Os investimentos são para as melhorias das condições de trabalho do professor em sala de aula. Medidas como o pagamento do rateio para os professores e monitores e os ajustes finais do projeto de implantação do PCCS dos servidores do administrativo”, complementa Soares. 

Serviço de auxílio nas escolas - A pré-matrícula para as escolas da rede estadual foi realizada pela internet. Entretanto, alguns pais procuraram as escolas e o auxílio de secretários escolares para garantir uma vaga para seus filhos na rede pública.  

Conforme a secretária da Escola Estadual Moreira e Silva, Maria do Rosário Aguiar, com a matrícula online, a movimentação nas instituições de ensino no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa) foi tranquila e de forma já esperada pelos funcionários da escola. “As escolas do Cepa funcionaram como pólos para  auxiliar a realização da pré-matrícula. Por isso, os funcionários receberam treinamento para o atendimento aos pais para a inscrição em qualquer escola da rede estadual”, explica. 

Foi o caso de Marileuza Souza que  utilizou laboratório da Escola Moreira e Silva para realizou a pré-matrícula de seus dois filhos na Escola Moreira e Silva. Moradora do Benedito Bentes, ela pré-matriculou seus dois filhos em uma escola perto de casa. “Eles estudam aqui no Cepa, mas decidimos que ficaria melhor uma escola perto porque assim eles chegam mais cedo em casa”, conta. 

Edjane da Silva também optou pela pré-matrícula de forma presencial para inscrever sua filha em uma das escolas do Cepa. Na ocasião, ela recebeu orientações sobre as opções disponíveis e em poucos minutos, realizou a pré-matrícula. “Eu achei tranquilo e rápido. Agora é só esperar o dia para fazer a matrícula”, afirma. 

Segunda etapa - A segunda etapa do processo para a matrícula 2013 acontecerá a partir do próximo dia 24 até o dia 30 de janeiro,  com a divulgação do resultado da pré-matrícula  na internet, onde constará a escola para a qual o estudante foi alocado, além do local e data para a realização da matrícula presencial. No período de 28 a 30 de janeiro, o aluno ou responsável deverá comparecer à escola com a documentação exigida para efetivar o processo de matrícula. 

 
 
Ações do documento
Fonte: SEE

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail