Siga nosso canal

22/01/2013
Atualizada: 22/01/2013 00:00:00

Emanuelle Rodrigues

 

 

“Uma noite poética, com espaço para a transgressão e a alegria”, é assim que o engenheiro civil e poeta Ricardo Cabús define o sarau erótico-carnavalesco do projeto Papel no Varal, a ser realizado neste sábado (26), a partir das 20h, no pátio externo do Museu Théo Brandão, no bairro do Jaraguá.  

Promovido pelo Instituto Lumeeiro,  o evento, que este ano, faz sua quarta edição, integra as prévias carnavalescas de Maceió, e traz, além do já tradicional varal com 100 poemas, uma exposição de arte naífe erótica que tem a curadoria de Luiz Carlos Figueiredo, performances teatrais e a música do grupo Caí Dentro. Pelo que promete o engenheiro-poeta, será uma noitada de “boas e agradáveis surpresas”.

Entre os poemas que a plateia encontrará pendurados no varal, estarão os de autores clássicos da literatura erótica como Bocage, Safo e Catulo; Carlos Drummont, Hilda Hilst e contemporâneos e conterrâneos, como Arnaldo Antunes, Anilda Leão e Marcos de Farias Costa.

Idealizador do Projeto que vem, desde 2009, levando a linguagem poética  para mais perto das pessoas, Cabús diz que “Da velha guarda à nova geração há espaço para todos, desde que sejam maiores de 18 anos”, brinca, falando sério, pois de fato, será exigido documento que comprove a idade.

“Será um show”, afirma, dando a conhecer pequenos sinais do que está para acontecer no sarau. “Ainda é segredo, mas, posso dizer que dentro do costumeiro clima de descontração, haverá um show no estilo Programa do Chacrinha, com distribuição de prêmios para os participantes, cujas performances serão julgadas por um corpo de jurados”,  adiantaa  Ricardo Cabús.

O evento tem vagas limitadas e os interessados podem adquirir o ingresso nas farmácias Ao Pharmacêutico. Os individuais (pista) são gratuitos (antecipados) e 10 reais (no dia) já as mesas custam 60 reais (antecipadas) e 100 reais (no dia).

Orientações - Para cada edição do Projeto são previamente selecionados 100 poemas que, impressos em papel em letras com fonte e tamanho que facilite a leitura, são dispostos em um varal de sisal, com pegadores de madeira.

De autores de Alagoas, do Brasil e do mundo, traduzidos para o Português, os poemas selecionados são curtos.  A leitura é feita por poetas, atores convidados e pelo público em geral. As pessoas escolhem e fazem a leitura diante do público. Todos os poemas podem ser lidos por qualquer dos presentes, com exceção do próprio autor e, para permitir o dinamismo do evento, um intérprete não deve ler dois poemas em sequência.

Sobre Ricardo Cabús - Professor do Centro de Tecnologia da Ufal, com doutorado em Arquitetura, o idealizador do Papel no Varal é também poeta, autor dos livros Cacos Inconexos e Estações Partidas (de poesias) e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil.

 

Grupo Caí Dentro- Liderado por Bruno Palagani (cavaquinho), o grupo tem no repertório composições clássicas de mestres como Noel Rosa, Cartola, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Chico Buarque. Para esse sarau, vai interpretar, também, clássicos do carnaval imortalizados, dentre outros, por Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e pelas escolas de samba.

 

Luiz Carlos Figueiredo  - Natural de Araraquara, escreveu para as editoras como a Bloch, Larousse, Abril, Correio Brasiliense e Diário de SP. É autor de 11 livros sobre história do Brasil e Portugal coeditados com a historiadora Janaína Amado, com quem é casado há 41 anos. Hoje se define como “aposentado vadio”.

 

Apoiadores –  A Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) é uma das patrocinadoras do evento, ao lado de órgãos e empresas como a Secult/AL, Secretaria da Mulher, FMAC, Ao Pharmacêutico, Braskem, Academia Acquativ, Armazém Guimarães, Operant Creperia, Cachaça Engenho Nunes, Fika Fri,  IMA, UFAL e IZP.

 

Com informações da: Ascom Lumeeiro

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail