23/02/2013
Atualizada: 23/02/2013 00:00:00
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realiza, nesta terça-feira (26), no auditório do Centro de Educação (Cedu), no Campus da Ufal, assembleia geral da categoria para definição dos delegados para o 32º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes SN), a ser realizado entre os dias 4 e 9, no Rio de Janeiro. Marcada para ser iniciada às 9h30, em primeira convocação, a assembleia deverá ser iniciada às 10h, em segunda convocação.
O congresso anual é a instância máxima deliberativa do Andes SN, espaço em que delegados das seções sindicais de todo o país decidem os planos de luta para o período e deliberam as ações a serem realizadas para viabilizar tais políticas.
Com o tema central “Sindicato Nacional na luta pelo projeto de educação pública e de condições de trabalho”, o 32º Congresso está sendo organizado junto com a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adufrj). A Capital Fluminense, que já sediou o 20º Congresso em 2001 e dois congressos extraordinários da entidade em 1987 e 1988, foi eleita como sede do evento deste ano, por unanimidade, no 31º Congresso de Manaus, em 2012.
O encontro vai acontecer nas dependências da UFRJ – Campus Ilha do Fundão. Segundo informações da professora Marina Barbosa, 1ª secretária do Andes SN e membro da comissão nacional de organização do congresso, a abertura e as plenárias serão realizadas no auditório conhecido com Roxinho, que foi reformado e entregue à comunidade da UFRJ, em março de 2006.
As reuniões dos grupos de trabalho e alimentação dos participantes também se darão nas dependências do campus. Para o deslocamento entre os hotéis e a universidade foram providenciados ônibus. Para transitar pela ampla Cidade Universitária que tem uma área de cerca de cinco milhões de metros quadrados, a UFRJ possui ônibus internos gratuitos.
Temas – Durante o 32º Congresso serão discutidos temas voltados para as questões específicas do movimento docente e pautas mais gerais para definir formas de intervenção da entidade nas lutas conjuntas com outros movimentos como a democratização da comunicação, a Ebserh e o Funpresp.
O caderno de textos, que pode ser acessado no link http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-pri-145223820.pdf traz propostas de discussão e resolução sobre todas as temáticas abordadas nos grupos de trabalhos do Andes SN, desde a democratização da comunicação no mundo e no Brasil a questões de gênero, diversidade sexual. Etnia, política agrária, ciência e tecnológica, mobilidade urbana, entre outras.
Participantes - Mais de 600 delegados poderão se inscrever para participar do 32º congresso, que deve contar ainda com a presença de observadores da seções sindicais e representantes de entidades convidadas. Segundo a planilha divulgada pela secretaria do Andes SN, a delegação de Alagoas deve ser formada por nove delegados, sendo oito da base e um membro da diretoria. Veja aqui http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-pri-558492079.pdf planilha que mostra o número de delegados por seção sindical.
Com informações do Andes SN.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tels: 82 3241 1880 e 82 8822-4230