28/02/2013
Atualizada: 28/02/2013 00:00:00
Inscrições para educadores da rede estadual são gratuitas; evento será realizado no dia 11/03, no Centro de Convenções de Pernambuco
Texto: Tayana moura * com informações da assessoria de imprensa InovaEduca
Foto: Divulgação
Educadores da rede estadual de ensino terão uma boa oportunidade para debater e aprender mais sobre práticas inovadoras da educação e na gestão educacional. A 2ª edição do Congresso InovaEduca3.0 será realizada no próximo dia 11 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 7h30 às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link http://inovaeduca.com.br/cadastre-se.asp.
Além de colocar em pauta os desafios da educação, o InovaEduca 3.0 traz outras discussões importantes como novas metodologias de ensino, oficinas hands on e e uma trilha sobre Gestão Educacional que aponta caminhos para uma administração mais inovadora a fim de inspirar educadores, coordenadores pedagógicos e gestores para o desenvolvimento de soluções que aprimorem a educação na chamada Sociedade do Conhecimento.
“Vamos reunir alguns dos grandes expoentes da Educação 3.0 com o objetivo de criar um espaço fértil para debater as revoluções pelas quais as escolas estão passando por conta da adoção das novas tecnologias. A principal pergunta que queremos responder é ‘Como inovar o ensino e fazer com que acompanhe as rápidas mudanças do mundo?’. Estamos definindo os temas através do modelo de Camp, convocando os participantes a sugerirem, através das redes sociais, o que desejam assistir no Congresso”, explica Fabio Stefanini, da Criax Organizacional, empresa organizadora do evento.
Especialista em Educação 3.0, Jim Lengel, consultor e professor da Universidade de Nova York, é uma das presenças confirmadas no evento. Lengel vai debater suas ideias sobre a escola contextualizada no mundo em que vivemos e as transformações que as novas tecnologias estão realizando nos processos de ensino e aprendizagem e nas relações professor-aluno.
“Na escola 3.0 o aluno raramente entrega seus trabalhos em papel. Em vez disso, mantém um portfólio online, uma coleção de trabalhos que fornecem evidências de aprendizagem para os professores e pode ser usado posteriormente para a admissão para a faculdade ou entrevista de emprego. Na educação 3.0 o aluno é o foco de nossos esforços educativos e eles sabem que serão recompensados pela descoberta de novos padrões e relacionamentos. Explicar, publicar, apresentar e persuadir são habilidades importantes para os alunos da Educação 3.0”, analisa.
Outros três palestrantes internacionais também irão participar do Congresso: Seth Schoenfeld, da Secretaria de Educação de Nova York, que irá apresentar o iLearnNYC, caso de sucesso de ‘Aprendizagem Adaptativa’, Peter Evans, especialista em aprendizagem criativa e inovadora e fundador da Aid Africa Foundation e John Moravec, professor da Universidade de Minnesota e especialista em educação 3.0.
O InovaEduca 3.0 Recife já tem outros importantes nomes confirmados para participar dos painéis: Luciano Meira, da Universidade Federal de Pernambuco; Edvaldo Couto, da Universidade Federal da Bahia ; Romero Tori, Doutor e livre docente em tecnologias interativas pela USP; eAdriana Martinelli, Coordenadora da área de educação e tecnologia do Instituto Ayrton Senna.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site do InovaEduca (www.inovaeduca.com.br) ou pelo telefone: (11) 3817-4665.