01/03/2013
Atualizada: 01/03/2013 00:00:00
Evento é o primeiro encontro nacional dos docentes desde as históricas greves de 2012
Professores de todo o país se reúnem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 4 e 9 de março, para o 32º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andes-SN). O evento, que deve reunir mais de 500 participantes, entre delegados e observadores, é o primeiro encontro nacional desde as históricas greves da categoria realizadas no ano passado.
Em 2012, docentes de diversas universidades estaduais e de quase todas as instituições federais de ensino paralisaram suas atividades, reivindicando melhorias na carreira e nas condições de trabalho. A greve nas federais, que mobilizou todo o país, durou 124 dias e foi a mais longa já realizada pela categoria.
“Este deve ser um congresso histórico, pois é a primeira oportunidade que teremos para nos reunir após a greve de 2012. Será o momento para avaliarmos como dar continuidade à grande mobilização construída no ano passado e definirmos quais serão nossas estratégias de enfrentamento em 2013 na defesa da Educação Pública de qualidade e dos direitos dos trabalhadores”, avalia a presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira.
O Congresso
Instância deliberativa máxima da categoria, o Congresso do Andes-SN é o espaço em que os docentes deliberam o plano de luta e definem as estratégias de ação para o ano. Na pauta das plenárias deliberativas estão temas como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Fundo de Previdência do Servidor Público (Funpresp), a continuidade da mobilização em defesa da estruturação da carreira docente nas federais, autonomia e condições de trabalho nas estaduais, questões relacionadas às políticas agrárias, de gênero, ambientais, de mobilidade urbana, acessibilidade, entre outros.
Atividades paralelas
Durante os seis dias de Congresso, os delegados e observadores participarão também de duas atividades paralelas ao evento. Na terça-feira (5), os professores integram a marcha em defesa da Educação Pública junto com diversos sindicatos e movimentos sociais. Os manifestantes se concentrarão às 16h na Candelária, e caminharão até a Cinelândia. Já na quinta-feira (7), será realizado um grande ato, a partir das 7h30, contra a Ebserh e em defesa da saúde pública e da autonomia universitária, em frente ao Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ, no campus do Fundão.
Serviço:
32º Congresso do ANDES-SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro – campus do Fundão – Auditório Roxinho
Data: de 4 a 9 de março
A plenária de abertura do Congresso, realizada no dia 4, às 10h, será aberta à imprensa.
Contatos e informações: Renata Maffezoli (61) 8234-1555 e Rodrigo Ricardo (21) 9951-1562