04/03/2013
Atualizada: 04/03/2013 00:00:00
Com cerca de 500 participantes - delegados, observadores e convidados - de todo o País, foi iniciado na manhã desta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, o 32º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Nacionais de Ensino Superior (Andes SN).
Realizada no auditório Roxinho, da Cidade Universitária da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus do Fundão, a abertura contou apresentação da Companhia Folclórica do Rio, grupo formado por estudantes, professores e funcionários da UFRJ, com o objetivo de disseminar e preservar a cultura popular brasileira. O evento prossegue até o dia 9.
A plenária de instalação aprovou com aplausos a homologação de mais cinco seções sindicais: Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima, do Instituto Federal de São Paulo - Campus São João da Boa Vista e Região, Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Amapá, Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul e Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná.
Com o tema “Sindicato Nacional na luta pelo projeto de educação e de condições de trabalho”, o congresso é o primeiro encontro nacional dos professores desde a greve realizada no ano passado, quando docentes de quase todas as instituições federais de ensino paralisaram suas atividades por 124 dias, reivindicando melhorias na carreira e nas condições de trabalho.
Instância deliberativa máxima da categoria, o Congresso do Andes SN é o espaço onde os docentes deliberam os planos de lutas e definem as estratégias de ação para o ano. Na pauta das plenárias deliberativas estão temas como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); o Fundo de Previdência do Servidor Público (Funpresp;, a continuidade da mobilização em defesa da estruturação da carreira docente nas federais; autonomia e condições de trabalho; questões relacionadas às políticas agrárias, de gênero, ambientais, de mobilidade urbana e acessibilidade, entre outros.
Com informações do Andes SN
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha MTE 679
Tels.: 82 3241 1880 e 82 8822 4230