Siga nosso canal

05/03/2013
Atualizada: 05/03/2013 00:00:00



Na expectativa do desenrolar das negociações com o governo, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), Seção Sindical do Andes-SN, participará do Dia Estadual de Luta, indicado pelo Fórum das ADs para 21 de março. Pela manhã, haverá panfletagem no pórtico da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e passagem em sala de aula com o objetivo de esclarecer aos docentes e estudantes sobre a situação crítica em que se encontra a Uefs em relação ao orçamento, quadro docente e questão salarial. A ação também pretende chamar a atenção da sociedade para a precarização do ensino superior público e pressionar o governo da Bahia para a negociação da pauta salarial 2012.

A mobilização deverá fortalecer o Movimento Docente e, ao mesmo tempo, constituir um chamado à categoria estudantil para a construção de uma luta unificada, pois os graves problemas que atingem a Uefs comprometem diretamente a qualidade da formação acadêmica. A falta de professores e o não pagamento de fornecedores e terceirizadas podem, inclusive, por em risco o semestre letivo de 2013.

Considerando que a próxima reunião da mesa setorial com o governo será no dia 19 de março, a Adufs convocará uma assembleia para o dia 20 deste mês, às 16h30, para avaliar o rumo das negociações e deliberar sobre novos encaminhamentos. As outras três ADs também participarão do Dia Estadual de Luta e farão as assembleias entre 20 e 22 de março.

Dia Internacional da Mulher

Para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, instituído em 8 de março, a diretoria da Adufs está organizando a próxima Quinta-Encontros, que será realizada no próximo dia 21, a partir das 17h. Com o tema História de Mulheres, o evento terá uma roda de conversa que pretende lembrar as histórias que remetem à criação da data e refletem a luta de centenas de mulheres contra condições indignas de trabalho nas indústrias na virada do século XX.

Em 1914, o dia da mulher foi comemorado pela primeira vez em 8 de março, na Alemanha. Mas foi a ação das operárias russas no dia 8 de março de 1917, precipitando o início das ações da Revolução Russa, a razão para a fixação da data como o Dia Internacional da Mulher. A partir de 1922, a celebração internacional foi oficializada neste dia.

*Com edição do ANDES-SN


 

 

 

 

 

 


Fonte: Adufs

Fonte: Andes por Adufs

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail