06/03/2013
Atualizada: 06/03/2013 00:00:00
Será lançado nesta quinta-feira (7), às 19h30, no Museu Theo Brandão, o livro “Qualidade de vida também é atividade física”. De autoria do associado da Adufal, professor José Jean de O. Toscano, do Centro de Educação (Cedu/Ufal), a obra busca esclarecer a diferença entre qualidade de vida (QV) e atividade física (AF), conceituando cada um dos termos e mostrando a relação entre ambos em diferentes grupos e contextos.
Publicado pela Editora da Ufal (Edufal) e escrito com a colaboração do professor Augusto César Cabral de Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e das professoras Crhystiane Vasconcelos Andrade Toscano e Maria do Socorro Meneses Dantas, da Ufal, o livro tem 180 páginas e é dividido em duas partes.
Na primeira estão os esclarecimentos do que vem a ser cada termo. A segunda parte aborda a relação que há entre os termos QV e AF, traz as considerações finais, parágrafos com o resumo dos capítulos e anexos com instrumentos com que se pode analisar a qualidade de vida, além de questionário para medir o nível de atividade física.
Já na apresentação da obra, Jean Toscano menciona o fato de os dois termos serem usados sem reflexão e atenta para a necessidade de que seja dada uma maior atenção aos seus significados e principalmente que, de posse desses significados, as pessoas passem a incorporá-los no cotidiano.
Segundo ele, é grande o número de profissionais das mais diferentes áreas que se apropriam desses termos para agregar valor a especificidade dos seus serviços ou produtos, inclusive no meio acadêmico. ”Contudo, na maioria das vezes o que se observa é o uso apenas conveniente da QV e da AF sem a devida preocupação em fundamentá-los”, observa.
A ideia é, pois, mostrar os conceitos relativos a esses termos, fazendo com que, ao final da leitura o conceito pessoal de QV seja algo mais tangível e que as evidências apresentadas possam conscientizar o leitor de que independente da QV almejada é bem mais interessante ir ao seu encontro estando bem: física, social e mentalmente - condição que a prática de AF regular pode proporcionar. "Entendemos que proporcionar qualidade de vida aos nossos dias deve ser antes de tudo um processo, onde o comportamento ativo pode fazer toda a diferença nas ‘qualidades de vida‘ almejadas", observa o professor.
Jean Toscano - tem mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela UFS e é autor do livro “Obesidade mórbida: abordagem multidisplinar”, também publicado pela Edufal. O “Qualidade de vida também é atividade física” tem apoio cultural da Braskem.
Veja abaixo capa do livro e convite.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Teles.; 82 3241 1880 e 82 8822 4230