Siga nosso canal

15/03/2013
Atualizada: 15/03/2013 00:00:00



Lançada durante a plenária de abertura do 32º Congresso do Andes-SN, realizada em 4 de março na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a 4ª edição atualizada e revisada 2013 do Caderno 2 será enviada por correio para as seções sindicais nos próximos dias.

Ao todo, 10 exemplares serão distribuídos para cada seção. De acordo com a Circular nº 26/2013 (leia a circular), as seções sindicais que tiverem interesse em receber um número maior da publicação devem fazer a solicitação por escrito para a Secretaria do Sindicato Nacional até dia 1º de abril.

“A nova edição se concentrou em apresentar a Proposta do Andes-SN para a Universidade Brasileira e pautar os princípios que o Sindicato possui, além das críticas em relação a como a universidade brasileira está sendo gerida e qual a sua proposta”, explica o coordenador da Comissão Revisora de Atualização do Caderno 2 e 3º tesoureiro do Andes-SN, João Negrão.

Novidades
Além de um projeto gráfico diferenciado, o Caderno 2 traz um novo capítulo que aborda as diretrizes para a definição de políticas acadêmicas de Ciência e Tecnologia. Segundo Negrão, as edições anteriores da publicação não tinham um capítulo específico para tratar do tema. “A inserção do capítulo também tem a ver com uma questão de conjuntura. Procuramos avaliar e construir uma discussão no Caderno 2 para que pudéssemos colocar nossas posições sobre as críticas acadêmicas relacionadas à ciência e tecnologia”. Negrão comenta que a edição aborda questões sobre os fundos setoriais, agências reguladoras e sobre a lei de Inovação Tecnológica – Lei nº 10.973/2004. “O Andes-SN tem esse papel crítico, de avaliar mais um aspecto da sua própria natureza que é a pr odução acadêmica e científica. O Sindicato teve necessidade de mostrar sua posição e o que pensa a respeito do assunto”, explica. 

4ª edição do Caderno 2
O processo de atualização do Caderno 2 está inserido em quatro grandes eventos nacionais do Sindicato Nacional: o 56º Conad, realizado em julho de 2011 em Maringá (PR), 31º Congresso do Andes-SN, em janeiro de 2012 em Manaus, o 57º Conad, em junho de 2012 na Parnaíba (PI) e o 32º Congresso do Sindicato Nacional, em março deste ano. 

O processo de atualização do Caderno 2 foi iniciado no 56º Conad, ocasião em que foi feita a proposta de alteração do documento. O conteúdo foi discutido pelas seções sindicais durante o segundo semestre de 2011, consolidado pela diretoria, e votado no 31º Congresso do Andes-SN no início de 2012. Na 57º edição do Conad, o texto-documento sobre Ciência e Tecnologia foi aprovado por unanimidade e o ciclo de atualizações foi finalizado. O lançamento da 4ª edição atualizada e revisada foi realizado na plenária de abertura do 32º Congresso do Andes-SN. 

A formulação que deu origem a versão atualizada do Caderno 2 foi elaborada por professores do ensino superior de todo o país, a partir de discussões sobre a reestruturação da universidade realizadas desde 1981, em simpósios, reuniões, assembleias e congressos internos. A primeira versão da publicação foi aprovada em junho de 1982, pelo V Conad, realizado em Belo Horizonte.


Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail