Siga nosso canal

21/03/2013
Atualizada: 21/03/2013 00:00:00



Indignados com a situação e o tratamento dado pelo governo baiano em relação aos direitos dos professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o Fórum das Associações Docentes, composto pela Adufs, Aduneb, Adusb e Adusc, seções sindicais do ANDES-SN, realizará nesta quinta-feira (21), o Dia de Luta Docente, com o intuito de denunciar os ataques que ferem a autonomia das universidades e as graves consequências para a educação baiana. 

O dia será marcado por mobilizações nos campos da Uneb, Uefs, Uesc e Uesb com programações específicas promovidas por cada Associação Docente (AD), e distribuição de panfletos que relatam o total descaso do governo da Bahia.

Os escassos recursos, a falta de professores, os baixos salários, as péssimas condições estruturais, além do sucateamento das políticas de permanência estudantil são faces do descompromisso deste governo que vem gradativamente empurrando as Ueba para o estrangulamento orçamentário. 

Inconformada com tanto desrespeito, a atual coordenadora do Fórum das AD’s, Zozina Almeida, ressalta: “estamos exigindo do governo aquilo que nos é de direito, pois além de todas as pautas de reivindicação e todas as necessidades que hoje as Universidades da Bahia enfrentam ainda continuamos com um dos piores salários do Nordeste”.

Principais reivindicações dos docentes
* Por 7% da receita Líquida de impostos para as Ueba;
* Pela Incorporação do restante da CET em 2013;
* Por 28% de reajuste salarial;
* Por uma Universidade Pública, Gratuita, Autônoma, democrática, de qualidade e socialmente referenciada.

As atividades de mobilização serão realizadas nas quatro universidades estaduais durante toda quinta-feira (21). 

Confira a programação:
Na Uneb, a Aduneb promoverá a distribuição de panfletos, visitas às salas de aula, faixas, fixação de cartazes da Campanha Salarial, debates, palestras e uma videoconferência sobre Mulher, Trabalho e Sindicalismo.

Na Uesb, a Adusb realizará panfletagem nos três campi e concederá entrevistas sobre o estrangulamento orçamentário das Ueba, além da Campanha Salarial. 

Na Uefs, a Adufs programou uma mobilização com panfletagem e café da manhã no pórtico da Uefs, a partir das 7h30, mais passagem em sala de aula. 

Na Uesc, a Adusc promoverá um “Café Mobilizado”, seguido de uma assembleia que pretende encaminhar novas ações para o enfrentamento com o governo. Também será feita panfletagem pelo campus.

* Com edição do ANDES-SN



 
Fonte: Andes SN por Fórum das ADs

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail