Siga nosso canal

25/03/2013
Atualizada: 25/03/2013 00:00:00


 

Evento realizado em Paris, França, reuniu cerca de 200 representantes de várias entidades entre 22 e 24 de março

A fim de aprofundar a troca de experiências e debater de maneira livre e democrática as concepções e visões de entidades de vários países, o Encontro Internacional Alternativo e de Luta reuniu, em Paris, aproximadamente 200 representantes, da França, Espanha, Portugal, Itália, Egito, Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Brasil, entre outros.

Além de impulsionar uma coordenação dos setores independentes e alternativos, o Encontro buscou a construção de uma rede para o desenvolvimento de ações de solidariedade e unidade, a articulação de campanhas e iniciativas comuns, assim como a divulgação das lutas, ações e experiências, como parte do fortalecimento da unidade internacional. 

A abertura do encontro foi realizada na última sexta-feira (22), em Saint Denis, na sede do Sindicato SUD Rail (Trabalhadores dos Transportes Terrestres). Após a realização da cerimônia de abertura e de jantar, a delegação brasileira realizou uma reunião que organizou sua participação nos debates. A delegação, composta por entidades filiadas à CSP-Conlutas, entre elas o ANDES-SN, contou com a representação de petroleiros, metalúrgicos, servidores públicos, professores, operários da construção, trabalhadores rurais, além de representantes das lutas contra a opressão. 

O 2º vice-presidente da Regional São Paulo do Andes-SN e encarregado de Relações Internacionais do Sindicato, Osvaldo Coggiola, representou a entidade no Encontro. Segundo Coggiola, o Andes-SN tem retomado os contatos internacionais e participado de encontros sindicais realizados fora do Brasil. Antes de participar do evento, o diretor do Andes-SN falou sobre a importância da presença do Sindicato no Encontro. “Nós precisamos ter uma ideia mais precisa através do contato mais direto com essas novas lutas, como elas de fato estão acontecendo e quais são as possibilidades de uma articulação internacional, primeiro em nível educacional e depois em nível mais geral”, disse.

Também participaram do evento delegações da Suíça, Alemanha, Bélgica, Grã Bretanha, Turquia, Argélia, Marrocos, Peru, Haiti, Canada, Benin e Indonésia. 

* Com informações da CSP-Conlutas

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail