01/04/2013
Atualizada: 01/04/2013 00:00:00
Em reunião realizada na última quarta-feira (27), o Fórum das ADs apresentou ao governo da Bahia o posicionamento das assembleias das quatro Universidades Estaduais, e informou a rejeição à proposta, cujo conteúdo interfere na carreira docente, exclui parte da categoria (especialistas e aposentados); prolonga a incorporação da CET, e não se refere ao reajuste de 28%, reivindicado pela categoria.
Na sequência, o Fórum das ADs enfatizou a importância e a necessidade do governo apresentar uma contraproposta. Enquanto o Fórum exigia agilidade indicando como data 8 de abril – prazo que completa três meses de início das negociações – o governo alegava dificuldades em relação ao tempo, e finalmente, se comprometeu em agendar uma reunião no dia 15 de abril para apresentar uma nova proposta.
O Fórum pontuou também a necessidade de uma resposta imediata no que diz respeito ao pagamento do reajuste linear de 5,84% que, até a presente data, não foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia, o que significa um retrocesso que tem gerado indignação por parte do funcionalismo público.
Ao final da reunião, o Fórum avaliou a postura do governo frente às negociações, considerando a implementação de mobilizações como: campanha de mídia, realização de assembleias unificadas, paralisações, assim como o indicativo de greve. Itens que serão aprofundados na próxima reunião do Fórum, agendada para dia 8 de abril na sede da Adufs, em Feira de Santana.
Após a reunião com o governo, o Fórum protocolou na governadoria um documento relatando o posicionamento do Movimento Docente, e cobrando do governador Jaques Wagner agilidade no processo de negociação, em uma demonstração do respeito merecido às Ueba.
* Com edição do Andes-SN