Siga nosso canal

01/04/2013
Atualizada: 01/04/2013 00:00:00



Na última terça-feira (26), o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Seção Sindical do Andes-SN, participou de assembleia de estudantes e professores da Faculdade de Educação de Ipapipoca (Facedi), a fim de discutir a proposta de incorporação da Facedi no campus multi-institucional da Faculdade de Tecnologia (Fatec), unidade de ensino instalada no interior do Ceará que pertence ao sistema Centec, voltado para a formação de técnicos de nível médio e tecnólogos de nível superior.

A proposta de multicampi, conhecida como Fatec/Facedi, tem como principal arranjo a partilha de espaços na estrutura da Fatec, em construção, reservados à Faced, como auditório multimídia, gabinetes de professores, biblioteca, espaço de lazer, entre outros. A primeira vista, a unidade da Uece ganharia em termos de ampliação de espaço físico, caso aceitasse a proposta de incorporação.

Duas questões foram colocadas durante as discussões: gestão e partilha de espaços, que é o conteúdo do projeto exposto à comunidade facediana, o máximo que se tem conhecimento pela via institucional, segundo a Direção da faculdade; e a incorporação da Facedi em um espaço pertencente a uma Organização Social, entidade privada sem fins lucrativos para as quais o Estado transfere serviços públicos não exclusivos em que se inclui a parte da educação.

Em contraponto à proposta, que se encontra na Secreteria de Ciência e Tecnologia, muitos professores consideram que o governo estadual tem demonstrado a pretensão de desobrigar-se, ou em outras palavras, extinguir as unidades da Uece no interior, principalmente em regiões em que há instituições federais de ensino superior ou mesmo Fatecs. Os docentes analisam que o projeto procura juntar em um mesmo espaço, sob uma mesma gestão, instituições de natureza diferentes: uma voltada para a formação tecnológica segundo demandas do mercado, pertencente a uma organização social (o Centec); e a outra voltada para o ensino, pesquisa e extensão, segundo demandas da sociedade como instituição pública (Faculdade de educação, campus da Uece).

Os professores também consideram que a Facedi será impedida de crescer, tendo em vista a partilha de espaços na Fatec; será rebaixada ao nível gerencial das Fatecs na estrutura organizacional do Centec; as experiências concretas atestam que as promessas de financiamento de equipamentos de laboratórios das áreas das ciências nas Fatecs não se efetivam na prática, alertando ainda para o fato de que professores e servidores poderão ser afetados, pois em uma das competências legais de uma organização social, como o Centec, está o direito de demissão e de contratação sem concurso público, podendo ainda integrar ao corpo de docentes e a gerência dos campi Fatec (e seus agregados) profissionais não necessariamente vinculados ao serviço público.

Mesmo com três anos da proposta de integração, em que o prédio da Fatec já está em avançado estágio de construção, não se tem acesso a uma proposta explícita de contrato de gestão, como alerta um dos professores, considerando ainda que esta seria fundamental para ampliar as informações acerca da forma que teria a composição em questão. O problema é que, de acordo com algumas falas, o contrato de gestão é o objeto que pode acarretar na perda de autonomia da unidade da Uece ante ao Centec, dentro do multicampi.

A presidente do Sinduece, Elda Maciel, reafirmou o compromisso do sindicato em acompanhar as discussões acerca dos projetos de instalação de campus da Fatec integrados com unidades da Uece no interior, alertando para o risco de que tal pode acarretar na consolidação de uma política que pretende condenar estas unidades em espaços voltados somente para o ensino. “As unidades da Uece no interior do estado têm como desafio o seu fortalecimento e ampliação como instituições públicas a ofertar serviços gratuitos e com qualidade socialmente referenciada, como instituições de pesquisa, ensino e extensão. Para isso é fundamental o papel do estado”, afirma a Elda, em oposição à intenção do governo em se eximir de sua responsabilidade com o ensino superior.

* Com edição doAndes-SN
 

 

Fonte: Sinduece - Seção Sindical
Fonte: Andes SN por Sinduece - Seção Sindical

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail