01/04/2013
Atualizada: 01/04/2013 00:00:00
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realiza, na quarta-feira (3), às 15h, em sua sede, o Projeto Café & Prosa – Encontros e Reencontros de Categoria. O evento, que mescla música, congraçamento e informações, marca o retorno das atividades do Núcleo de Aposentados.
O objetivo do Café e Prosa é possibilitar encontros e reencontros dos associados no espaço de sua entidade. Nesta edição, a Adufal, junto a seu Núcleo de Aposentados, retoma o encontro de antigos colegas, proporcionando-lhes momento de descontração e a oportunidade de debater e aprofundar temas de distintas áreas do saber e assuntos relacionados às lutas da categoria.
Na programação: música, palestra e informações sobre o andamento das ações judiciais em defesa dos aposentados para manutenção dos direitos aos 26,05%, 28,86 e 3,17%; e esclarecimentos a respeito da Lei 12.772 do Plano de Carreira e Cargos do magistério de ensino superior em relação aos aposentados.
Música e palestra – Para o momento musical está prevista a apresentação da cantora Lavínia Kelly que, acompanhada do músico Júnior Oliveira, no teclado, vai interpretar um repertório de samba, bossa-nova e MPB. A palestra “O que fazem as lobas no outono? Fragmentos sócio antropológicos e psicanalíticos da mulher madura”, a ser apresentada pela professora e médica Heloísa Maria Cavalcanti Vital, da Faculdade de Medicina (Famed/Ufal), põe em discussão o envelhecimento humano e a sexualidade, em especial a feminina, face o aumento da longevidade.
Fundamentada nos livros Antropologia, saúde e envelhecimento, de Maria Celília Minayo; O Complexo de Jocasta, de Marie-Crhistine Laznik e Ressignificação existencial do pretérito e longevidade humana, de Karine Pavão, a palestra apresenta dados de um estudo quantitativo sobre sexualidade feito em São Paulo, com mulheres solteiras, casadas e separadas de vários níveis socioeconômicos e de diferentes matrizes culturais.
“Com o envelhecimento há as que dizem ter perdido o desejo; outras voltam seu desejo para homens mais jovens; enquanto outras sublimam sua sexualidade, passando a se dedicar aos filhos do sexo masculino”, conta a professora. A apresentação da palestra é intercalada por citações de Marina Colasanti e Simone de Beauvoir.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel.: 82 3241 1880