04/04/2013
Atualizada: 04/04/2013 00:00:00
O ato público está sendo organizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública e entidades sindicais e estudantil da Ufes
A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes - SSind.), o Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública realizam nesta quinta-feira (4), a partir das 7 horas, um ato público contra a entrega do Hospital das Clínicas (Hucam) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A manifestação acontece em frente ao prédio da Reitoria, campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória (ES).
O contrato da Ufes com a Ebserh está prestes a ser assinado. O assunto, inclusive, é o principal ponto de pauta de reunião do Conselho Universitário (Cosuni) da Ufes prevista para ocorrer também nesta quinta-feira, às 14 horas.
Ato contra assinatura do contrato
De acordo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Ufes (Sintufes), Welligton Pereira, o reitor está desrespeitando a comunidade acadêmica quando sugere a pauta sem que haja nenhuma discussão previa sobre o assunto. “O ato é para lembrar que precisamos colocar o tema sobre a Empresa de Serviços Hospitalares em debate na universidade. A assinatura desse contrato com a Ebserh trará consequências desastrosas para o Hucam”, ressalta Pereira.
A atividade prevê ainda manifestações de luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), contra a terceirização e a precarização da saúde pública, nos níveis municipais, estadual e federal. No ato, os manifestantes vão denunciar o caos e a privatização da saúde pública, expressos nos termos do contrato da Ebserh.
Plebiscito sobre Ebserh
Durante o ato público, será lançado na Ufes o plebiscito contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Urnas estarão no local para coletar votos de estudantes, professores e servidores sobre se querem ou não a adesão das universidades federais à Ebserh. “O plebiscito contra a Ebserh foi lançado em todo país na terça-feira, 02. No ato vamos levar urna e cédulas e a votação será encaminhada para a coordenação nacional do plebiscito”, diz a diretora da Adufes, Maria Daniela Corrêa de Macedo.
De acordo com Daniela, o resultado nacional será apresentado ao Governo Federal durante a Marcha Unificada, em Brasília, no próximo dia 24. A urna estará na reitoria a partir das 7 horas da manhã.
*Com edição do Andes-SN