Siga nosso canal

04/04/2013
Atualizada: 04/04/2013 00:00:00


 

3 de abril , 2013

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizará oSeminário Autonomia Universitária, no próximo dia 10, às 8h30, em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE). O debate também será transmitido pela internet e contará com a participação de especialistas e de parlamentar.

O seminário dará início ao clico de debates proposto pela Andifes sobre autonomia universitária e contemplará as várias vertentes que envolvem o tema, buscando agregar todos os  atores que de alguma forma podem contribuir para garantia deste princípio. Para a Associação a retomada da discussão em conjunto com o CNE agrega valor às novas diretrizes que deverão ser adotadas.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Andifes, reitor Carlos Maneschy e pelo presidente do CNE, José Fernandes de Lima. Os aspectos relevantes sobre o tema serão apresentados pela mesa composta pela reitora Ângela Paiva Cruz (UFRN), pelo professor Paulo Monteiro Barone (UFJF) e o deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.  Os trabalhos serão mediados pelo professor Gilberto Gonçalves Garcia, Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE.

De acordo com a programação, os reitores e membros do conselho da câmara de ensino superior do CNE terão o espaço reservado para manifestações. Os pró-reitores das Universidades Federais e representantes das entidades envolvidas com educação também foram convidados para participar do seminário com o objetivo de homogeneizar os conceitos de autonomia.

O presidente da Andifes, reitor Carlos Maneschy defende que não existe universidade sem autonomia, para isso é necessário atualizar o tema, levantar desafios e envolver parlamentares. “O objetivo do seminário é mostrar o que diz a Constituição Federal no seu artigo 207 e identificar caminhos para que as universidades possam exercer essa prerrogativa estabelecida desde 1988, na Carta Magna brasileira, e que é um padrão conceitual internacional” afirmou Maneschy.

O Seminário acontecerá na sede do CNE, em Brasília, mas quem tiver interesse em acompanhar a discussão pode fazer através da internet, acessando o link: http://portal.mec.gov.br/cne/transmissao que estará aberto a partir das 8h30. A programação completa pode ser conferida no site da Andifes ou acessando aqui.

Ascom Andifes

Fonte: Ascom Andifes

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail