04/04/2013
Atualizada: 04/04/2013 00:00:00
Os dois maiores sindicatos do Reino Unido, Unite e Unison, preparam a primeira greve geral da história moderna do país. A proposta de uma paralisação de 24 horas será a primeira ação nacional organizada em conjunto pelos trabalhadores setores público privado, desde 1926. A manifestação, que irá representar um significativo aumento da reação sindical em relação às medidas de austeridade, será discutida este mês durante o congresso das entidades.
Segundo o jornal britânico "The Independent", a proposta foi apresentada inicialmente pelo Unite, sindicato com 1.4 milhões de membros, o qual argumentou que esta ação vem sendo reivindicada por suas bases. Por seu lado, o Unison, o maior sindicato do setor público com 1.3 milhões de membros, anunciou também a possibilidade da "retomada" das greves gerais, como forma de reação à política de cortes e retiradas de direitos imposta pelo governo aos britânicos.
A expressão "greve geral" será sempre conotada, no Reino Unido, com a greve nacional, que levou à paralisação de 1.7 milhões de trabalhadores de todo o país, entre os dias 3 e 12 de 1926, em solidariedade aos mineiros, que sofreram com a redução de salários e aumento da jornada de trabalho, por conta da crise que atingiu o setor produtor de carvão.
*Com informações do jornal "The Independent"