Siga nosso canal

09/04/2013
Atualizada: 09/04/2013 00:00:00


Será realizada no período de 25 de outubro a 3 de novembro de 2013 a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua editora, a Edufal, e conta com o apoio da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.

O evento acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, que dispõe de uma área total de 6.137m² – sendo 4.727m² de área de exposição, com 147 estandes, 405m² de foyer e recepção –, facilidade de acesso de estacionamento e segurança pública e particular. Além disso, a estrutura do local conta com 1.600 m² de mezanino, cinco salas para oficinas literárias e de criação, auditório com 500 lugares, salas para palestras e debates com autores nacionais e internacionais, um café literário para lançamentos e bate- papo com os autores e uma praça de autógrafos que possibilitará a interação entre autores independentes e o público visitante.

A sexta edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas deve reunir representação de editoras universitárias e comerciais de todo o Brasil e do exterior, com a exposição de aproximadamente 22 mil títulos, proporcionando a estudantes, acadêmicos, professores e comunidade em geral o contato com material literário de várias áreas do conhecimento. A visitação estimada é de 200 mil pessoas.

As redes de ensino público e particular serão mobilizadas e as visitas, pré- agendadas e monitoradas, devem atender a mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel da Bienal no contexto educacional, que representa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.

Dando continuidade aos princípios de Leitura para Todos estabelecidos nas edições anteriores, a VI Bienal terá em sua agenda cultural atividades de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades, todas elas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

Estendendo as comemorações do ano de Portugal no Brasil (2012-2013), Portugal será o país homenageado na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Fonte: Ascom Edufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail