Siga nosso canal

13/04/2013
Atualizada: 13/04/2013 00:00:00


LIBERDADES CIVIS
12/04/2013 - 14h30 | Redação | São Paulo
 

 

Para ser efetivado, projeto deverá ainda precisa ser novamente aprovado na Câmara, já na próxima semana
 
 
 
 
 
O Senado da França aprovou nesta sexta-feira (12/04) o projeto de lei que aprova o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que permite a adoção de crianças por casais homossexuais. Como a Câmara alta fez algumas ligeiras modificações no texto, este deverá voltar à Assembleia Nacional (órgão equivalente à Câmara de Deputados do país) para ser submetido à uma nova votação.

O texto foi aprovado em primeira leitura em 12 de fevereiro pela Assembleia, onde recebeu o apoio de 329 de seus membros, enquanto 229 votaram contra. Na ocasião, a oposição apresentou mais de 5.000 emendas, enquanto no Senado só se apresentaram 279.

A sessão de hoje no Senado foi acompanhada do lado de fora por manifestantes que se opõem ao projeto do governo, um dos pontos fundamentais da política social anunciada pelo presidente François Hollande.
 

 

 

 

Efe (03/04) - A ministra Christiane Taubira
"A homossexualidade sempre existiu. E, na cruzada pelas liberdades individuais e costumes, nós aceitamos efetivamente dar um passo adiante para a legalidade abrindo essa instituição republicana (o casamento) aos casais de mesmo sexo. Porque assim faremos com que eles se tornem cidadãos iguais a qualquer outro, para que não façamos distinção sobre suas orientações sexuais", disse a ministra da Justiça Christiane Taubira, que foi a principal incentivadora do projeto.

A expectativa é que o projeto "Casamento para Todos" seja reapresentado na Câmara Baixa ainda na próxima semana, bem antes do previsto, o que atrapalha os planos dos grupos conservadores opostos ao casamento gay, que planejavam uma manifestação nacional para 27de maio. O projeto, no entanto, não se omitiu de debates no Congresso, foram 200 horas de intensas discussões nas duas casas.

Os senadores de centro-esquerda (Partido Socialista e Verde-Ecologia) e esquerda (Partido de Esquerda, Partido Comunista Francês e Convergência Democrática e Social Europeia), com poucas exceções, votaram a favor do texto. A conservadora UMP (União por um Movimento Popular) e o UDI-UC (União dos Democratas e Independentes-União Centrista), com algumas exceções, s centristas (UDI-UC) se opuseram ao texto, com algumas exceções.
 

Fonte: Opera Mundi

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail