Em 2013, serão contemplados profissionais ligados à Crítica literária e Recursos Hídricos e Agricultura
A 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge vai contemplar trabalhos e pesquisadores que se dedicam a Crítica Literária e Recursos Hídricos e Agricultura. O objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho de cientistas brasileiros que contribuíram para a evolução da Ciência, por meio da categoria Vida e Obra, e estimular jovens talentos na categoria Juventude (até 35 anos). Até hoje, já foram reconhecidos 171 brasileiros pelo prêmio, entre os quais os arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, o jurista Miguel Reale e o escritor Marcelo Rubens Paiva.
Universidades e entidades voltadas à pesquisa e ao estudo acadêmico podem indicar seus candidatos até 30 de maio. Quatro profissionais serão escolhidos, dois em cada categoria. Eles receberão prêmios de R$ 135 mil e medalha de ouro (Vida e Obra) e R$ 50 mil e medalha de prata (Juventude), além de diplomas em pergaminho.
Sobre o Prêmio Fundação Bunge
Criado pela Fundação Bunge em 1955, o Prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Hoje, já consolidado, é reconhecido por sua independência e seriedade.
Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge não são inscritos, mas sim indicados pelas principais universidades e entidades culturais e científicas brasileiras. Uma Comissão Técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do Grande Júri.
No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano. Mais informações aqui.