03/05/2013
Atualizada: 03/05/2013 00:00:00
Data: 02/05/2013
O Fórum das ADs, entidade que reúne as diretorias das Seções Sindicais das quatro universidades estaduais da Bahia, entregou ao governo Jacques Wagner um documento com o resumo das deliberações consensuais das quatro assembleias, que são: manutenção da incorporação do restante da CET ainda em 2013, formação de um Grupo de Trabalho (GT) para discussão da Carreira a partir de 2014 e rejeição do reajuste de 4% do salário-base, mesmo considerando ser esse um ponto de partida para o avanço das negociações.
Os representantes do governo tentaram caracterizar o momento como de impasse, pois, segundo eles, o governo já havia apresentado três propostas e o movimento docente não abria mão da proposta inicial. Após intenso debate, ficou esclarecido que a lentidão da negociação se devia ao fato de que, até então, o governo mantinha sua proposta de estender a incorporação até 2014, o que é inaceitável e, ao mesmo tempo, insistia em mexer nos Incentivos de Pós-graduação (IPG), ao invés de acenar com reajuste do salário-base na perspectiva dos 28% reivindicados. Portanto, concretamente, somente naquele momento, quando o governo passou a apontar a possibilidade de fazer a incorporação da CET em 2013 e de pensar alternativas quanto aos 4% propostos, a negociação começava a evoluir. A reunião da mesa de negociação aconteceu no dia 24 de abril.
Nessa perspectiva, o Fórum das ADs propôs nova reunião para que o governo respondesse ao documento que lhe fora entregue. Dizendo ser difícil formalizar as possibilidades apontadas, pois o governo entendia que agora era a hora do MD contrapropor, ficou acertado que no dia 29 de abril seria dada uma resposta. O resultado foi que, no dia 30 de abril, o governo enviou documento no qual solicitou “uma contraproposta exequível em face das possibilidades orçamentárias”. O Fórum das ADs se reunirá nesta sexta (3), na sede da Regional NE III do Andes SN, às 14h, em Salvador.
Reajuste Linear
Nesta quinta-feira (2), às 16h, os professores das Universidades Estaduais da Bahia participam de uma reunião com o governador Jaques Wagner, na Governadoria, para discussão da reposição da inflação de 2012 (5,84%), retroativa a janeiro deste ano.
Na última terça-feira (30), após pressão e protesto de servidores estaduais, os deputados suspenderam a sessão na Assembleia Legislativa (Alba) que votaria o requerimento de urgência-urgentíssima para a tramitação do projeto de lei enviado pelo Executivo, que pretende reajustar o salário em 2,5%.
* Imagem extraída do Facebook do Fórum das ADs
* Com edição do Andes-SN
Fonte: Adufs - Seção Sindical
Fonte: Andes SN por Adufs - Seção Sindical