Siga nosso canal

17/05/2013
Atualizada: 17/05/2013 00:00:00


Data: 17/05/2013

Para o Sindunespar, projeto fere a autonomia universitária ao desconsiderar decisão do Conselho Universitário de ter a sede da instituição em Curitiba, e não Paranavaí, como consta no projeto enviado à Assembleia Legislativa

 

O Projeto de Lei nº 144/2013, que cria a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição integradora de todas as demais instituições de ensino superior do estado do Paraná, tem gerado muitas discussões e vem sendo questionado pelos docentes da instituição, representados pelo Sindunespar, Seção Sindical do ANDES-SN. De acordo com o Sindunespar, o projeto, enviado em abril deste ano pelo governador Beto Richa (PSDB-PR) para a Assembleia Legislativa, indica a cidade de Paranavaí , município da região Noroeste, como sede da Universidade, desconsiderando a decisão do Conselho Universitário da instituição, que definiu Curitiba.

 “A Unespar é formada por uma comunidade viva e pulsante e que a constrói cotidianamente no convívio e no diálogo direto com as sociedades locais. Foi essa comunidade que por seus meios legítimos e democráticos (o Conselho Universitário) fez a escolha de Curitiba como sede da universidade”, cita nota do Sindunespar divulgada nesta quarta (15) pelo Sindicato. (confira aqui a nota completa)

Para o Sindunespar, a indicação da cidade de Paranavaí como sede da reitoria Unespar está relacionada a acordos políticos partidários para as eleições de 2014, e confirma as declarações que o governador Beto Richa havia feito meses atrás para políticos e pecuaristas da região de Paranavaí.

Audiência pública na Assembleia Legislativa discute o projeto

Nesta segunda-feira (13) foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná para discutir o projeto de lei nº 144/2013 que cria a Unespar e indica a cidade de Paranavaí como sede. A audiência, proposta pelo deputado Péricles de Mello (PT-PR), aconteceu no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná e teve a Sindunespar como uma das proponentes.

Além da presença da Sindunespar, a audiência contou com a participação de parlamentares, diretores das faculdades que compõe a Unespar, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e organizações representativas da comunidade universitária paranaense. O público presente era formado, na sua imensa maioria, por estudantes, agentes universitários e professores das faculdades que compõe a Unespar.

 “Se, em um espaço onde se fala tanto em democracia como a Assembleia Legislativa, o direito de autodeterminação que as universidades têm, e que são expressos pela sua autonomia, não for garantido na mínima função de escolher o local da sua sede, a UNESPAR já nasce maculada em sua autonomia, porque está servindo a interesses econômicos, políticos e partidários”, diz a nota publicada pelo Sindicato.

* Imagem retirada da página do Facebook do Sindunespar

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail