24/05/2013
Atualizada: 24/05/2013 00:00:00

Na sessão desta quinta-feira 23, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) aprovou a criação de uma comissão técnica interna à universidade para fazer o diagnóstico da situação dos hospitais universitários. O objetivo é subsidiar os conselheiros na definição de propostas para gestão das instituições de saúde.
Em um prazo de 60 dias, a contar de sua instalação – que, por ora, só teve o perfil desejado indicado – a comissão deverá apresentar ao colegiado máximo da instituição um raio-x consolidado das unidades de saúde que compõem a rede da universidade.
Esta deliberação é uma importante vitória do movimento político organizado da universidade. Professores, estudantes e técnico-administrativos foram elementos fundamentais no debate para que a UFRJ retomasse o caminho autônomo de suas decisões e avaliações. Além disso, representa a derrota de setores que queriam aprovar a todo custo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares na universidade.
Uma comissão de acompanhamento, formada por integrantes das Comissões Permanentes do Consuni, se encarregará de supervisionar os trabalhos da comissão técnica.
*com edição do Andes-SN