29/05/2013
Atualizada: 29/05/2013 00:00:00
O movimento docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove nesta quarta-feira (29) um dia de mobilização para discutir carreira docente e o sentido do trabalho docente nas universidades públicas.
O diretor do Andes-SN, Paulo Rizzo, e o presidente eleito do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), André Vasconcelos, participarão da mesa “Carreira docente nas Instituições Federais de Ensino Superior: um olhar sobre a greve de 2012”. Já o debate sobre os desafios e perspectivas do trabalho docente nas universidades públicas terá como conferencista o professor da Unicamp, Ricardo Antunes.
Durante o encontro será debatida também a recente publicação do acordão do Tribunal Superior do Trabalho (TRT), que manteve a decisão de instâncias anteriores afirmando que foram nulos os procedimentos adotadas pela antiga diretoria da Associação dos Professores da UFBA (Apub) para desfiliação do Andes-SN, desrespeitando o seu próprio Regimento. O Tribunal Superior rejeitou mais um recurso da Apub contra a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA). Leia aqui a íntegra do Acórdão.
Após os debates, serão lançados a Revista Dossiê Nacional 3 – Precarização das Condições de Trabalho I, do Andes-SN, e o livro do professor Ricardo Antunes “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II”.