Siga nosso canal

10/06/2013
Atualizada: 10/06/2013 00:00:00


  

O associado da Adufal, Luiz Tarcísio Gomes Martins, professor do Instituto de Geografia. Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) vai expor moedas e cédulas portuguesas de seu acervo particular, nesta segunda-feira (10), a partir das 14h, no Museu da Imagem e do Som (Misa), no bairro Jaraguá, em evento comemorativo ao Dia de Portugal promovido pelo Clube do Fado Alagoano. O 10 de junho assinala a morte de Luís Vaz de Camões, em 1580.

Membro do Clube Filatélico e Numismático de Alagoas (Clufinal), o professor Tarcísio participa da exposição ao lado do também nunismata Carlito Cedrim da Silva. As moedas e cédulas a serem mostradas pelos dois expositores são escudo, moeda criada em 22 de maio de 1911, cinco meses após a Proclamação da República, por decreto do Governo Provisório.

Antes circulava o réis que o Banco de Portugal alterou apondo-lhes sobre a coroa a sobrecarga República e que assim continuou circulando até 14 de outubro de 1916, quando foi emitida a primeira nota: a de 20 escudos. No centro da cédula aparecia Almeida Garret e dos lados, as figuras alegóricas da Justiça e da Glória.

O escudo foi substituído pelo euro que começou a circular no País, em 1º de janeiro de 2002, coabitando com o escudo até fevereiro do mesmo ano, quando a velha moeda republica portuguesa, com 91 anos, desapareceu para sempre.

A programação do evento inclui, a partir da 20h, momento cultural com a participação dos artistas Adélia Maria de Amorim Magalhães, José Cavalcanti Barros, Benedito Jerônimo da Silva e Benedito Lins e exposição do filatelista Rossano Giuseppe Ferreira Diegues de Arecipp0.

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

Tel 82 3241 1880

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail